Rejeição à homenagem para Marielle Franco é a primeira em dez anos

Câmara dos Vereadores de Curitiba rejeitou a proposta com 18 votos contrários nesta segunda-feira (14)

Pela primeira vez em dez anos, a Câmara Municipal de Curitiba rejeitou em plenário um projeto de denominação de bem público não especificado. O projeto, que foi à votação nesta segunda (14), previa uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há quatro anos no Rio de Janeiro. Mulher, negra e lésbica, Marielle virou símbolo da violência que permeia a política brasileira.

Desde 2012, a Câmara de Curitiba recebeu 436 projetos do gênero. Desses, 329 foram aprovados e promulgados, 33 foram retirados pelo próprio autor e 29 foram arquivados no fim da legislatura, mas apenas um, o de Marielle, foi rejeitado em plenário com 17 votos contrários, 11 a favor e 8 abstenções.

Dados sistematizados pelo Plural identificaram também que 80% dos homenageados são do sexo masculino. A reportagem também identificou que 19 dos homenageados eram da área da educação, 16 eram religiosos e 15 políticos.

Um dos argumentos contrários a homenagem à vereadora é que ela não teria uma ligação com a cidade. A Câmara, porém, aprovou pelo menos quatro homenagens nos últimos dez anos para pessoas que não tinham qualquer vínculo com Curitiba: o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o senador mineiro Darcy Ribeiro, o governador do Pernambuco Eduardo Campos e o arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

Segundo informação enviada à Câmara pela prefeitura de Curitiba, há um excedente de mais de 450 projetos aprovados, mas sem indicação de bem a ser nomeado ainda. A cidade tem 131 logradouros a serem nomeados, 20 dos quais já possuem indicação.

Sobre o/a autor/a

11 comentários em “Rejeição à homenagem para Marielle Franco é a primeira em dez anos”

  1. Como adoram homenagear religiosos…
    Se de fato algum fez algo bom, irrelevante (será?), deve ser feita de forma LAICA, sem ficar mencionando religião, Deis, igreja e quetais. Apenas a pessoa ue o fez.

  2. Indigna mas não surpreende. É incrível como Curitiba mantém esse posto de conservadorismo intolerante com unhas e dentes.
    Lamentável.

  3. Nao entendi a comparacao de Mariela com Nelson Mandela.
    Que fez está senhora de bom para a humanidade, tudo bem que vivo fora do Brasil a años e nunca li algo que tenha feito esta senhora. Meu respeito a Alma dela, nao vejo motivos para homenagem.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Ely, a questão é que se alegou que não se pode homenagear quem não tem ligação com a cidade e isso não é verdade.

  4. Antonio Carlos Torrens

    É preciso divulgar os nomes dos 18 que votaram contra, para nos lembrarmos deles na eleição, e varrer essa escória que domina a política curitibana.

  5. Francisco A R Lima Jr

    que vergonha ! A quem esse arremedo de parlamento serve ? Aos assassinos da Vereadora ? Os milicianos do famigerado condomínio da Barra da Tijuca no Rio ? Ao filho que estava junto no atendado ? FASCISTAS !

  6. Armando PETRELLI Coelho

    O que esperar dessa casa….o que esperar dessa cidade…..o que esperar dessa mentalidade retrógrada que permeia o cidadão curitibano…..me envergonha e não me representa….!!!!!

    1. Certo, o que você ou nós podemos fazer para que esta casa mude? Quanto a linha de pensamento do cidadão curitibano, você usou a amostragem desta reportagem para generalizar, isto é correto? Se lhe envergonha e não tem representatividade, busque novos horizontes. #paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima