O Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba está com inscrições abertas para 150 vagas nas Feiras de Arte e Artesanato em Bairros. Os interessados devem fazer o credenciamento on-line, que será dividido em dois lotes.
No primeiro lote, as inscrições ficam abertas até a próxima quarta-feira (28), enquanto no segundo lote, o prazo de inscrição vai de 3 de julho a 26 de setembro. O objetivo é suprir as vagas que não foram preenchidas no primeiro momento.
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Os candidatos podem se credenciar em até duas categorias e serão aceitos apenas produtos de autoria própria, com destaque para o artesanato artístico, manual, cultural e a produção de saberes unificados.
Serão preenchidas vagas de artesanato distribuídas em barracas individuais medindo 2 m x 2 m, nas 20 Feiras de Artesanato dos Bairros. Já para a Feira de Arte Luiz Xavier, dedicada às artes plásticas, serão disponibilizados cavaletes individuais com medidas de 2 m x 1,5 m.
Vagas nas feiras
A seleção dos participantes seguirá critérios específicos para cada categoria. No caso do artesanato, serão avaliados itens como execução (características artesanais e técnica), acabamento, criatividade, originalidade, inovação, estética, apresentação e higiene. Já para as artes plásticas, serão considerados critérios como estética, criatividade, originalidade, inovação, execução, acabamento, apresentação e higiene.
As vagas nas feiras não são vitalícias e não podem ser comercializadas. Elas serão distribuídas pelos seguintes bairros:
- 29 de Março: 2 vagas;
- Água Verde: 5 vagas;
- Bacacheri: 20 vagas;
- Boqueirão: 2 vagas;
- Cajuru: 8 vagas;
- CIC: 20 vagas;
- Fazendinha: 10 vagas;
- Hauer: 5 vagas;
- Jardim Botânico: 10 vagas;
- Passeio Público: 5 vagas;
- Pinheirinho: 7 vagas;
- Portão: 5 vagas;
- Santa Quitéria: 7 vagas;
- Sítio Cercado: 4 vagas;
- Tatuquara Liceu: 10 vagas;
- Ucrânia: 10 vagas;
- Luiz Xavier: 15 vagas para artes plásticas;
- Zumbi dos Palmares: 5 vagas.
Quem pode se inscrever
Podem participar do Edital de Chamamento Público pessoas físicas residentes em Curitiba e Região Metropolitana que cumpram as exigências do edital e também pessoas jurídicas com sede na região que estejam de acordo com as exigências e o Decreto Municipal nº 112/2010, art. 18 §3º. O documento estabelece que não serão permitidos espaços de comercialização para donos de empresas com faturamento anual superior a R$ 60 mil.
Não poderão se inscrever servidores municipais da Administração Direta e Indireta de Curitiba, menores de 18 anos, mais de uma pessoa da mesma família que reside no mesmo domicílio, independentemente do produto a ser comercializado, além dos artesãos que possuem Licença de Funcionamento e fazem parte das comissões de avaliação designadas pela Portaria no 14/2022.
Aqueles que tiverem suas inscrições aceitas serão convocados para uma reunião que ocorrerá no dia 6 de julho, no auditório do Memorial de Curitiba, com o intuito de fornecer mais informações sobre o processo.
Outras informações, aqui.