Curitiba começa a ganhar estações de bicicletas compartilhadas
Sistema de aluguel de bicicletas contará com 50 estações e 500 bicicletas, e começa a funcionar em setembro

É possível que você tenha percebido, em pontos diferentes da região central de Curitiba, uma das cinco primeiras estações de bicicletas compartilhadas que a Prefeitura está instalando na cidade. São estruturas de metal com placas de energia solar colocadas em pontos movimentados – como nas praças Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz. A previsão é de que as primeiras bicicletas estejam disponíveis para os usuários em setembro.
Antes, porém, a Prefeitura deve concluir a instalação das 50 estações e os pontos onde todas elas devem ficar ainda não foram definidos. Ao todo, 500 bicicletas estarão disponíveis para o público – algumas delas serão elétricas (a Prefeitura ainda não informou quantas).
Bicicletas compartilhadas
No cronograma estipulado pela prefeitura, todo o sistema deve estar funcionando até o mês de novembro. A primeira instalação foi realizada na última terça-feira (20), após a chegada do mobiliário necessário.
A instalação dos equipamentos é feita pela empresa Tembici, que além da instalação, será responsável também pela manutenção e operação do sistema de bikes compartilhadas.
Curitibanos interessados no uso das bikes terão de se cadastrar e adquirir um plano pelo aplicativo que será disponibilizado pela Tembici. O uso das bicicletas compartilhadas será feito através de um plano de assinaturas, os usuários poderão escolher entre plano mensal e anual, além da viagem única e plano lazer.

Em setembro do ano passado, o prefeito Rafael Greca apresentou as bicicletas rosas que serão usadas em Curitiba. (Foto: Foto: Pedro Ribas/SMCS)
Curitiba
A faixa de preços ainda não foi definida e depende do número de patrocinadores para determinar esses valores. A Tembici já está disponível no Brasil, em cidades como Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, o plano básico mensal custa R$37,90 e o anual R$215,40 por quatro viagens diárias de até 45 minutos cada uma.
As 50 estações curitibanas ficarão espalhadas pelos 261,9 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas em vias e calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas. O serviço ficará disponível 24 horas por dia e os usuários devem sempre devolver as bikes em uma das estações.
Colaborou Irinêo Netto.
Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.
8 comentários sobre “Curitiba começa a ganhar estações de bicicletas compartilhadas”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Demorou pra vir pra Curitiba ! Espero que sinalizem bem as saídas para as ciclofaixas, e façam o trabalho completo.
Há alguns anos o mesmo serviço foi implantado e não deu certo. Chegaram a roubar as bikes ou depreda-las. Será que agora vai?
Ué, mas não é cidade inteligente ? A Suécia da América do Sul? E só agora teremos bike de aluguel ? Devemos ser a última cidade do mundo oferendo essa opção de mobilidade .
Bom que as estações que vi na Marechal não contam com ciclovia alguma. Vai gerar mais um problema para os pedestres.
É só o pedestre andar pela calçada e atravessar a via pela faixa de pedestres….
A cidade é inteligente… Seus munícipes, não!
O que mudou de 2019 quando a Yellow lançou esse serviço de compartilhamento para os dias atuais? A Yellow simplesmente abandonou os serviços e as bikes foram para o ferro-velho. Foi feito uma pesquisa para verificar a viabilidade do serviço?
Chegou a novidade na cidade burra!!