Curitiba começa a ganhar estações de bicicletas compartilhadas

Sistema de aluguel de bicicletas contará com 50 estações e 500 bicicletas, e começa a funcionar em setembro

É possível que você tenha percebido, em pontos diferentes da região central de Curitiba, uma das cinco primeiras estações de bicicletas compartilhadas que a Prefeitura está instalando na cidade. São estruturas de metal com placas de energia solar colocadas em pontos movimentados – como nas praças Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz. A previsão é de que as primeiras bicicletas estejam disponíveis para os usuários em setembro.

Antes, porém, a Prefeitura deve concluir a instalação das 50 estações e os pontos onde todas elas devem ficar ainda não foram definidos. Ao todo, 500 bicicletas estarão disponíveis para o público – algumas delas serão elétricas (a Prefeitura ainda não informou quantas).  

Bicicletas compartilhadas

No cronograma estipulado pela prefeitura, todo o sistema deve estar funcionando até o mês de novembro. A primeira instalação foi realizada na última terça-feira (20), após a chegada do mobiliário necessário. 

A instalação dos equipamentos é feita pela empresa Tembici, que além da instalação, será responsável também pela manutenção e operação do sistema de bikes compartilhadas.

Curitibanos interessados no uso das bikes terão de se cadastrar e adquirir um plano pelo aplicativo que será disponibilizado pela Tembici. O uso das bicicletas compartilhadas será feito através de um plano de assinaturas, os usuários poderão escolher entre plano mensal e anual, além da viagem única e plano lazer. 

Em setembro do ano passado, o prefeito Rafael Greca apresentou as bicicletas rosas que serão usadas em Curitiba. (Foto: Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Curitiba

A faixa de preços ainda não foi definida e depende do número de patrocinadores para determinar esses valores. A Tembici já está disponível no Brasil, em cidades como Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, o plano básico mensal custa R$37,90 e o anual R$215,40 por quatro viagens diárias de até 45 minutos cada uma. 

As 50 estações curitibanas ficarão espalhadas pelos 261,9 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas em vias e calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas. O serviço ficará disponível 24 horas por dia e os usuários devem sempre devolver as bikes em uma das estações.

Colaborou Irinêo Netto.

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “Curitiba começa a ganhar estações de bicicletas compartilhadas”

  1. Marcos José Zablonsky

    O que mudou de 2019 quando a Yellow lançou esse serviço de compartilhamento para os dias atuais? A Yellow simplesmente abandonou os serviços e as bikes foram para o ferro-velho. Foi feito uma pesquisa para verificar a viabilidade do serviço?

  2. Ué, mas não é cidade inteligente ? A Suécia da América do Sul? E só agora teremos bike de aluguel ? Devemos ser a última cidade do mundo oferendo essa opção de mobilidade .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima