Mutirão tem 500 vagas de emprego para migrantes no Paraná 

São vagas voltadas a migrantes para diferentes funções; a ação acontece na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, na quarta-feira, das 9h às 16h

A secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda e secretaria da Justiça e da Cidadania, ambas do governo do Paraná, vão promover um mutirão de empregos para migrantes na próxima quarta-feira (28). A ação acontece na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, das 9h às 16h, com senhas entregues até às 12h. 

Serão 15 empresas fazendo o processo de seleção para o preenchimento de 500 vagas destinadas a diversas funções, como atendente de farmácia, auxiliar de logística, atendente de lanchonete, balconista e operador bilíngue.

Migrantes

Atualmente, mais de 40 mil haitianos vivem no Brasil, sendo que 10% deles (4 mil) estão no Paraná. Nos últimos 10 anos, o estado recebeu 100 mil imigrantes, entre venezuelanos, afegãos, ucranianos, haitianos e senegaleses. 

O Paraná também é um dos estados com maior número de migrantes com vistos de permanência. Desde 2011, segundo informações do governo estadual, foram concedidas 308 autorizações. 

Com o objetivo de orientar essa parcela da população sobre o acesso a serviços públicos, como regularização de documentos, legislação trabalhista e assistência social, o Paraná criou o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM). 

O estado ainda conta com o Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma-PR), que tem como finalidade viabilizar e auxiliar na implementação e fiscalização das políticas públicas voltadas aos direitos dessa população.

“Dentro do Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas atendemos cerca de 22 mil migrantes nos últimos quatro anos e, em 2023, já alcançamos mais de 3 mil atendimentos. O principal serviço oferecido é justamente o encaminhamento para vagas de empregos”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “Nesse quesito, o Paraná aumentou seis vezes o número de estrangeiros empregados nos últimos 10 anos. Em 2011, o Paraná era responsável por 6,7% de migrantes empregados no Brasil, em 2021 esse número saltou para 14,7%”.

Leia mais: Arquidiocese e Cáritas voltam a atender migrantes e refugiados em Curitiba

O mutirão conta com o apoio da Agência do Trabalhador de Curitiba, da Agência da ONU para Migrações (OIM), Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM) e da Cáritas – Arquidiocese de Curitiba.

Serviço

Mutirão de Empregabilidade para Migrantes

Data: quarta-feira, 28 de junho

Horário: das 9h às 16h (com entrega de senhas até as 12h)

Local: Agências do Trabalhador Central de Curitiba (Rua Pedro Ivo, 503 – Centro)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima