Praias acessíveis: Guaratuba, Matinhos e Pontal terão cadeiras anfíbias

Projeto também garante rampas para facilitar a mobilidade de cadeirantes

O litoral do Paraná está se equipando para garantir diversão e segurança a pessoas com baixa mobilidade. Para isso, os municípios contam com o apoio do Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cinco cadeiras anfíbias e 190 metros de passarelas de acessibilidade em quatro pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

A iniciativa é da Sanepar em parceria com a Secretaria de Educação, Esportes, Diversidade e Direitos Humanos (SEED). As passarelas já começaram a ser instaladas no início da semana. As cadeiras serão disponibilizadas a partir do dia 29 de dezembro: uma em Guaratuba (próximo ao Morro do Cristo), uma em Matinhos (próximo ao Rio Matinhos) e três em Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá).

Segurança

Feitas com material resistente ao sol, as passarelas ligam a calçada ao mar, facilitando a mobilidade. As cadeiras anfíbias também são essenciais, pois têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 kg, as cadeiras são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, elas possibilitam que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, o uso do equipamento é orientado por socioeducadores.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima