Pessoas têm chance de fazer testes rápidos e gratuitos de hepatite em Curitiba

Testes serão feitos no Sesc do Centro e no Hospital São Vicente como parte da campanha Julho Amarelo

Nesta sexta-feira (28), quem quiser poderá fazer testes rápidos e gratuitos de hepatite no Sesc do Centro e também no Hospital São Vicente. A ação faz parte da campanha Julho Amarelo, voltada para conscientização sobre hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser crônica ou aguda. A doença pode ser causada por vírus, ser autoimune ou ainda por medicamentos, drogas e alcoolismo.

No Sesc do Centro (Rua José Loureiro, 578), serão oferecidos 1 mil testes das 10h às 16h. Já no Hospital São Vicente, que fica no Shopping Alto da XV Mall (Rua Camões, 601), serão 500 testes. Os exames são rápidos e a pessoa fica sabendo na hora o resultado. Em caso de teste positivo, os pacientes serão encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que organiza a ação, para o tratamento no SUS.

Leia também: Ação oferece 600 vagas de emprego para pessoas com deficiência

No Hospital São Vicente, haverá dez médicos envolvidos na ação e que poderão orientar os pacientes que fizerem os testes entre 11h e 15h. “Além de realizarmos os testes, a todo momento, o corpo clínico do hospital estará disponível para dar orientações sobre a doença e também possíveis encaminhamentos de acordo com a necessidade de cada um”, explicou Cecilia Vasconcelos, médica e diretora técnica do Hospital.

Data

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais é, justamente, na sexta-feira, 28 de julho. Em Curitiba, a distribuição dos testes para os parceiros é feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2022, foram diagnosticados 750.651 casos confirmados de hepatites.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima