Plural terá grupos de jovens escrevendo sobre as periferias. Conheça os escolhidos!

Live com Janine Mathias e Rogerio Galindo apresenta jovens escolhidos para projeto inovador

O Plural anunciou neste sábado (11) os seis jovens que farão parte do projeto Periferias Plurais. Depois de três semanas de oficinas e de um processo de seleção, o jornal escolheu representantes de diversas regiões de Curitiba e região. Eles vão escrever nos próximos meses no Plural sobre a situação de suas comunidades, fazendo um retrato inovador da cidade e de suas periferias.

O resultado foi anunciado numa live com participação especialíssima da cantora Janine Mathias. Os selecionados vão ganhar uma bolsa mensal para produzir conteúdos relatando a vida nos locais em que vivem.

O projeto é financiado pelo programa Acelerando a Transformação Digital, do ICFJ (International Center for Journalists) e financiado pelo Meta. Várias organizações jornalistas do Brasil foram selecionadas para o financiamento, que dá até US$ 15 mil para a criação de novos projetos.

Oficinas

Em maio e junho, um grupo de jovens periféricos frequentou oficinas de reportagem, entrevista, redes sociais, charges, vídeo e discutiu jornalismo com profissionais do Plural e outros jornalistas renomados. Os jovens também fizeram uma entrevista coletiva com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD). Ao final do processo, os jovens foram convidados a escrever um trabalho sobre suas comunidades.

Um grupo de jurados, formado por Rogerio Galindo (um dos fundadores do Plural), Lenise Aubrift Klenk (jornalista e professora da PUC) e Sandra Nodari (jornalista e uma das responsáveis pelo podcast Clitcast) escolheu os seis melhores trabalhos.

Segundo a coordenadora-geral do Plural, a jornalista Rosiane Correia de Freitas, as oficinas mostraram o potencial que os jovens têm para relatar uma realidade que boa parte dos leitores da região central de Curitiba nem imagina que exista. “Existem milhares de cidades dentro de uma metrópole, mas o jornalismo convencional normalmente se interessa só por algumas dessas realidades”, diz ela. “Nós queremos ir além, mostrar faces de uma Curitiba que normalmente não estão nos jornais.”

Selecionados

Os jovens escolhidos para o projeto têm idades entre 18 e 32 anos. São cinco mulheres e um homem. Três moram em Curitiba, dois em São José dos Pinhais, uma em Campo Magro. São pessoas com experiências diferentes, indo desde o Ensino Médio completo até uma pessoa que já concluiu o mestrado.

Veja quem são os escolhidos:

Debora Reusing

Aos 19 anos, mora na Colônia Murici, fundada por poloneses em São José dos Pinhais. É estudante de Jornalismo.

Higor Paulino de Oliveira

Aluno de Jornalismo, tem 22 anos e mora em Roseira de São Sebastião, em São José dos Pinhais.

Juliana Barbosa

Depois de morar em um acampamento do MST em Quedas do Iguaçu, está hoje na Vila Nova Esperança, em Campo Magro, uma ocupação urbana recente. Tem 22 anos.

Mariana Pinheiro

Moradora da Vila Torres, tem 21 anos. É aluna de Produção Cênica na UFPR.

Niely Vitória Martins Gomes

Aos 18 anos, foi criada em Almirante Tamandaré e hoje está no Capão da Imbuia.

Silvana Bárbara Gonçalves da Silva

Formada em Design, tem um mestrado em Engenharia de Produção. Mora no Alto Boqueirão e tem 32 anos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima