Obras são as principais demandas no Fala Curitiba 2024

Até o dia 5 de agosto os curitibanos poderão votar nas prioridades para o Orçamento Municipal de 2024. A votação acontece online e reuniões presenciais nas dez regionais da cidade. O Plural sistematizou os itens que foram mais votados em […]

Até o dia 5 de agosto os curitibanos poderão votar nas prioridades para o Orçamento Municipal de 2024. A votação acontece online e reuniões presenciais nas dez regionais da cidade. O Plural sistematizou os itens que foram mais votados em etapas anteriores do programa e agora disputam o voto final da população. Entre as prioridades estão a realização de obras de melhoria na pavimentação e de drenagem.

Um total de 287 sugestões disputam a inclusão no orçamento anual para 2024. Serão escolhidas 50 (cinco para cada regional). Dessas 60 (21%) são de obras públicas: 43 pedidos de revitalização/recuperação ou reciclagem de ruas, 14 obras de drenagem ou similares, 2 pedidos de melhoria na iluminação pública e uma construção de ponte. O maior número de demandas por obras foi registrado no Boa Vista.

Agenda das reuniões finais do Fala Curitiba. Imagem: reprodução Prefeitura de Curitiba.

Em segundo lugar entre as principais demandas estão os pedidos de reformas em escolas e parques/praças da cidade. Esses pedidos estão dentro dos temas Educação e Meio Ambiente, ambos com 28 demandas cada. Na Educação, das 28 demandas, 8 são por reformas em escolas e 13 são pedidos por mais vagas na educação integral, CMEIs ou construção de novas escolas.

Fala Curitiba: prefeitura realizou 65% das demandas da população

Já no Meio Ambiente, das 28 demandas, 17 são de reformas nos parques e praças de Curitiba. A maior parte dessas demandas por obras de construção ou reformas, seja no setor de Obras públicas, seja na Educação ou Meio Ambiente se concentram em três regionais: Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Tatuquara.

Confira a lista completa de demandas por regional:

Como funciona

O Fala Curitiba é o programa de participação popular da Prefeitura no orçamento da cidade. A participação da população é direito previsto em lei. Durante o Fala Curitiba qualquer cidadão pode inscrever demandas que depois são votadas pela população. As cinco demandas mais votadas devem entrar na Lei Orçamentária Anual a ser votada na Câmara Municipal.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima