Secretaria de Segurança Pública do PR ainda precisa definir uma data para emissão do novo RG

Decreto do governo federal que cria número único do documento começou a valer no início de março

Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou um documento que cria um número único de RG para cada cidadão. O decreto começou a valer no início de março e os estados estudam as mudanças, que devem ser implantadas até março do ano que vem.

No Paraná, falta estabelecer uma data para que a emissão do novo modelo comece. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por enquanto, a pasta “está trabalhando em conjunto com o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e a Celepar”. A secretaria informou ainda que o modelo atual tem validade de dez anos para pessoas com menos de 60 anos.

O Plural questionou a Sesp sobre a quantidade de RGs que terão de ser adaptados no Paraná e qual é o investimento que isso vai demandar, mas não obteve resposta.

De acordo com o governo federal, a mudança vai gerar mais segurança porque, na prática, é possível que uma única pessoa tenha 27 números diferentes de RG já que cada Estado emite um documento diferente.

O número único de identificação passa ser o do CPF e o registro geral também vai incluir o código MRZ, o mesmo usado no passaporte.

Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima