Nesta quinta e sexta-feira, UFPR promove evento cultural on-line

São 14 atrações gratuitas: programação tem webinários e até batalha de poesia

A segunda edição do evento cultural “Movimento Conexão” acontece nos dias 25 e 26 de junho, quinta e sexta-feira. Em versão on-line, as atrações serão transmitidas gratuitamente pelo Facebook da Agência Escola UFPR, das 15h às 18h. A programação conta com 14 atrações que incluem webinários e apresentações musicais de diferentes estilos – mais detalhes no site da Agência.

Realizado pela Agência Escola de Comunicação Pública UFPR em parceria com o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade, o evento quer mostrar a produção cultural da UFPR com trabalhos e pesquisas dos estudantes, bem como do corpo docente. “A curadoria do evento é sempre pensada a partir de uma pluralidade tanto das linguagens artísticas quanto de público e formato de conteúdo”, diz a produtora cultural do Sacod, Patricia Salles.

Destaques da programação

Composto por 48 artistas, o grupo de MPB da UFPR lançará uma produção feita nos moldes da pandemia: em casa. Em um vídeo mosaico, os cantores e instrumentistas vão homenagear Aldir Blanc – compositor brasileiro que faleceu de Covid-19, e cujo nome virou lei de auxílio emergencial à cultura.

A canção que será apresentada pelo grupo ainda é surpresa, mas eles adiantam que foi composta por Blanc na década de 1970, e celebrizada por Elis Regina. Para o regente Vicente Ribeiro, a letra retrata questões sociais vividas pelo Brasil na época, mas que têm muita relação com o momento atual. “Parece que foi feita para o tempo que estamos vivendo”, afirma.

Uma banda composta por médicos formados pela UFPR, e que atuam no combate à Covid-19, também fará uma apresentação no evento. Chamado “Uso Utópico”, o grupo de rock foi formado em 2004. “É recompensador poder compartilhar algo lúdico neste momento tão reflexivo e doloroso para tantas pessoas. É um exercício excelente para a saúde mental e social”, diz o médico Rogerio de Fraga, que atua no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, e também é vocalista da banda.

O orgulho LGBTIQA+ também ganha destaque na programação desta edição, já que junho é o mês do movimento. Na sexta-feira (26), acontece o webinário “Gênero e cultura pop: identidades LGBTI+ nas animações seriadas”. A proposta é discutir as animações como ferramenta para pensar questões de gênero na cultura pop. Também na sexta, a drag queen Jeruza Miller apresenta seu projeto “PianoDrag” – que une o instrumento clássico e o canto em um repertório diverso.

A drag queen, Jeruza Miller apresentará o projeto “PianoDrag”. Foto: Divulgação

“Com essas produções virtuais, mostramos que continuamos fazendo arte, que a arte está viva. A arte se confunde com a própria vida e nos humaniza, nos torna pessoas melhores”, acrescenta o regente Ribeiro ao se referir ao contexto de pandemia.

Serviço
Segunda edição do Movimento Conexão
Quando: 25 e 26 de junho (quinta e sexta-feira), das 15h às 18h
Onde:
no Facebook da Agência Escola da UFPR
Transmissão gratuita.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima