Natal Curitiba 2021: confira o que está rolando na cidade 

A maioria das atrações permanece aberta até final de dezembro com decorações até 9 de janeiro

Desde o dia 18 de novembro, Curitiba está repleta de atrações e eventos para comemorar as festas de Natal. Com o tema A Gratidão Vai Iluminar a Cidade, a quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, tem atividades programadas até o dia 9 de janeiro. O Plural fez uma seleção de 15 atrações – a grande maioria gratuita – que ainda estão rolando na cidade. Confira!

A programação completa pode ser acessada no site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. Para assistir ou participar de algumas atrações como concertos, autos, óperas, passeios e apresentações drive-thru ou drive-in, é preciso de agendamento prévio online, feito também pelo site do Natal de Curitiba.

Natal no Largo da Ordem

O Largo da Ordem, no Centro Histórico da cidade, volta a ganhar uma decoração especial com direito a árvore de 11 metros, feita com 5 mil vasos de sálvias, bem como guirlandas e estrelas de Belém nas fachadas do Palacete Wolf, Solar do Rosário, da Igreja do Rosário, Igreja da Ordem, Casa Hoffmann e do Palácio Garibaldi. Outras duas árvores de Natal de luz estão no Memorial de Curitiba, que recebe concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e na Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere.

  • Datas: de 18/11 a 9/1

Feiras especiais de Natal

As feiras especiais das praças Osório e Santos Andrade comercializam produtos natalinos e sugestões de presentes. As mais de 50 barraquinhas ganham uma decoração especial de fim de ano. Na Praça Osório, a feira funciona de segunda a sábado das 10h às 21h e aos domingos das 14:30h às 19:30h. Já na Praça Santos Andrade, a mostra funciona de segunda a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 12:00h às 18:30h.

  • Datas: de 19/11 a 23/12
Foto: Pedro Ribas / SMCS

Natal O Boticário na Rua XV de Novembro

Primeiro calçadão de pedestres do Brasil, a Rua XV de Novembro ganha decoração e atrações inéditas com patrocínio d’O Boticário. Luzes natalinas cobrem de ponta a ponta o calçadão, que ainda conta com caixas de presente gigantes decoradas que proporcionam experiências olfativas. Sobre o chafariz, entre a Alameda Dr. Muricy e a Av. Marechal Floriano Peixoto, está a árvore de 11 metros e 5 mil vasos de sálvias, cercada pelos postes da via transformados em “candelabros” graças a centenas de pontos de luz e laços.

  • Datas: de 22/11 a 9/1
Foto: Pedro Ribas / SMCS

Natal Condor no Passeio Público

Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público recebe uma programação especial com auto de Natal na Ilha dos Poetas nos fins de semana, o passeio de carro pelo circuito Caminho de Luz, decoração especial com árvore de Natal de 11 metros, portais iluminados e feirinha gastronômica – que funciona das 14h às 22h, aos sábados e domingos. Também haverá exibição de filmes e apresentações de concertos no Coreto Digital. É tudo gratuito, mas para fazer o circuito de carro, é preciso de agendamento prévio.

O Passeio Público, que conta com uma decoração em tamanho aumentado (como ursos, pianos, carrinho Condor e presentes), está aberto para visitação todos os dias a partir das 10h até às 22h. De terça a sexta-feira, o parque fecha para pedestres às 19h, para a realização do drive-thru. 

  • Datas: de 21/11 a 30/12
  • Decoração até 9/1

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui

Como em 2020, o espetáculo natalino drive-thru no Parque Barigui começa no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e segue por um circuito de 1,4 km até a Rua Cândido Hartmann. Durante o percurso, o visitante acompanha diversas atrações, como a Banda de Noéis, a Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e o Santo Presépio. O circuito ainda tem túneis de luz e duas árvores de Natal com 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago.

Para fazer o circuito de carro, é preciso fazer o cadastramento neste site, sem custo. O drive-thru acontece todas as semanas, de terças aos domingos, até o dia 30 de dezembro. Nestes dias, o parque estará fechado para pedestres a partir das 18h30. Para quem não for ao drive-thru, será disponibilizada uma visita virtual guiada pelo Papai Noel na plataforma.

  • Datas: de 23/11 a 30/12
  • Decoração até 09/01
  • *Não haverá espetáculo nos dias 24 e 25 de dezembro. É proibido fazer o circuito por onde passam os carros a pé, de bicicleta ou de moto. 

Caminho de Luz Parque Náutico

O circuito de Natal de carro (drive-thru) no parque do Boqueirão percorre 1,5 km e reúne estações com apresentações de presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre), passando ao redor do lago.

Para fazer o circuito, é preciso agendamento prévio. Tudo gratuito. O Drive-thru acontece todas as semanas, de terças aos domingos, até o dia 30 de dezembro. Nestes dias, o parque estará fechado para pedestres a partir das 18h30. 

  • Datas: de 3/12 a 30/12
  • Decoração até 09/01
  • *Não haverá espetáculo nos dias 24 e 25 de dezembro. É proibido fazer o circuito por onde passam os carros a pé, de bicicleta ou de moto. 

Ópera da Cura no Memorial Paranista do Festval

Com apresentações ao ar livre, o Memorial Paranista recebe a Ópera da Cura, inspirada na obra Amahl e os Visitantes da Noite (O Primeiro Milagre do Menino Jesus), de Gian Carlo Menotti. O espetáculo, com patrocínio da rede de supermercados Festval, ocorre em meio a um cenário lúdico cheio de luzes que se espalharão pela arquitetura do complexo cultural, formado pela grande galeria, portal e pelas esculturas de João Turin. Os espetáculos acontecerão entre os dias 13 e 19 de dezembro em duas sessões (19h30 e 21h).

  • Datas: de 13/12 a 19/12
  • Decoração até 9/1

Natal no Parque Tanguá

O Oratório de Natal Curitibano é uma superprodução a céu aberto da Fundação Cultural de Curitiba que reúne 30 atores, cantores e bailarinos, que tomam conta do Parque Tanguá, no bairro Taboão, para contar a história do nascimento de Jesus. Os espetáculos acontecerão entre os dias 21 a 23 de dezembro, às 19h30.

Além das apresentações do Oratório de Natal, o Parque Tanguá está decorado com uma árvore de natal de 18 metros, iluminação do Belvedere, “xícaras malucas” e carrossel. Os brinquedos, que funcionam de egunda a sexta-feira, das 14h às 20h e aos sábados e domingos, das 14h às 21h, atenderão ao público até o dia 9 de janeiro.

  • Datas: Dias 21, 22 e 23/12
  • Decoração até 9/1

Natal do Bradesco no Palácio Avenida

O coral de crianças do Natal do Palácio Avenida se apresentará de forma virtual, no dia 18 de dezembro, ao lado de Carlinhos Brown, para todo o Brasil. A 31ª edição do espetáculo tem o tema “O Segredo das Janelas, o Natal da Esperança”. Quem mora em Curitiba ou estiver na cidade poderá visitar a tradicional decoração do Palácio Avenida.

  • Datas: Decoração do Palácio Avenida entre os dias 1º de dezembro a 06 de janeiro – acendimento das luzes às 19h.
  • Transmissão do Natal do Bradesco no Palácio Avenida no dia 08 de dezembro, às 20h, no YouTube do Bradesco.
Foto: Divulgação

A Caravana – O Desfile Mágico do Natal 2021

Com saída do shopping Pátio Batel, A Caravana – O Desfile Mágico do Natal 2021 conta com veículos amplamente decorados e artistas com alegorias que percorrerão mais de 140 km por Curitiba, com paradas em cerca de 30 instituições, como hospitais, orfanatos e asilos. Serão sete dias de encantamento e muita alegria natalina por sete rotas diferentes pela cidade.

  • Datas: de 6/12 a 12/12

Natal da Família Moletta

Tradição natalina do bairro Umbará, a decoração de Natal das casas da Família Moletta volta em 2021 com seu espetáculo de luz e cores. Nos 250 metros de extensão de uma pequena via sem saída, perpendicular à Nicola Pellanda, todas as dez casas da Família Moletta são enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas. Completam as atrações a casa do Papai Noel, presépio e praça de alimentação.

Para visitar a atração é preciso adquirir ingressos na bilheteria que fica no local ou de forma online por meio deste site. O valor do bilhete é de R$ 20,00 para a inteira e tem entrada gratuita para crianças de até 10 anos.

  • Datas: de 27/11 a 6/1

Auto de Natal Brasileiro nas Regionais

Cada uma das dez Ruas da Cidadania da Prefeitura ganha decoração especial, composta por árvores de Natal e rosácea de luz. Além disso, a partir do dia 22 de novembro, está sendo encenado o Auto de Natal Brasileiro com representações teatrais e repertório musical tradicional natalino, com toques brasileiros, para celebrar o nascimento de Jesus.

Os espetáculos acontecem sempre às 15h. Nos próximos dias, será a vez das regionais Tatuquara, Boqueirão, Boa Vista e Pinheirinho.

  • 01/12 – Regional Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara – esquina com a Rua Pres. João Goulart
  • 02/12 – Regional Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 (Praça Nossa Senhora do Carmo – Terminal do Carmo)
  • 03/12 – Regional Boa Vista – Av. Paraná, 3600, Boa Vista
  • 07/12 – Regional Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2033, Capão Raso – ao lado do Terminal do Pinheirinho
    • Datas: a partir do dia 22/11 até 7/12
    • Decoração até 9/1
    Natal Luz dos Pinhais na regional Santa Felicidade. Foto: Daniel Castellano / SMCS

    Ballet Quebra Nozes nas Ruínas de São Francisco

    A encenação do tradicional Ballet Quebra Nozes, de Tchaikovsky, é encenada ao ar livre com 31 bailarinos interpretando numa montagem clássica um dos maiores eventos artísticos de todos os Natais. É um espetáculo pleno de emoção que por décadas tem encantado as famílias. Para assistir ao espetáculo, é preciso fazer um agendamento prévio no site do Natal Curitiba 2021.

    • Datas: 08, 09, 10, 11 e 12 de dezembro.
    Foto: Divulgação

    Natal Viva Pedreira

    Com programação diferenciada, a Pedreira Paulo Leminski proporciona encontros sociais, cultura, música, gastronomia, brincadeiras para crianças, atividades radicais e espaço para pets. A partir de dezembro, as atividades apresentam temática natalina, além de sessões com performances artísticas e circenses.

    Este evento não precisa de agendamento, porém, é preciso adquirir ingresso na bilheteria local – sujeito a lotação e controle de acesso seguindo os protocolos sanitários vigentes no período. Para mais informações, basta acompanhar as novidades no Instagram.

    • Datas: 04 a 19 de dezembro. Quarta, quinta e sexta-feira, das 17h às 23h, sábado, das 10h às 01h e domingo, das 10h às 20h.

    Natal do Palácio Iguaçu

    O Natal do Palácio Iguaçu começou no dia 19 de novembro e vai até 18 de dezembro, sempre às sextas e sábados, a partir das 20h. Entre as atrações, destaque para as apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e dos corais da Copel e da Sanepar. Música será embalada por projeções mapeadas em 3D na fachada do Palácio Iguaçu e fogos de artifício coloridos.

    Com entrada gratuita, o evento vai contar com duas “Tendas da Solidariedade”para arrecadação de brinquedos novos, que serão doados a crianças paranaenses. Todos os brinquedos arrecadados serão distribuídos para os municípios do Paraná com menor IDH, conforme critérios estabelecidos pela Superintendência Geral de Ação Solidária.

    • Datas: 19/11 a 18/12 (sextas e sábados a partir das 20h)
    Foto: Gilson Abreu / AEN

    Os shoppings Cidade, Curitiba, Mueller, Pátio Batel, Barigui, Jockey Plaza e Estação também estão com uma programação de natal que traz shows de luzes, apresentações com música ao vivo, dança e acrobacias, e o tradicional Papai Noel.

    Segundo a prefeitura, eventos que precisavam de agendamento e que já estão com os ingressos esgotados, como é o caso da Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal, o voo de balão da Ademicon no Jardim Botânico, os espetáculos no Restaurante Família Madalosso e o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade, não terão abertura de novos lotes. Qualquer atualização pode ser acompanhada pelo site ou redes sociais da prefeitura.

    Reportagem sob orientação de João Frey

    Sobre o/a autor/a

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

    Rolar para cima