Janeiro Branco alerta sobre cuidados com a saúde mental

Em 2023 a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Curitiba atendeu 205.643 pacientes com algum transtorno mental

 O ano de 2024 mal começou e com ele inicia-se a campanha Janeiro Branco, que visa alertar a população para os cuidados com a saúde mental e emocional. Este ano, o tema da campanha é: “Saúde mental enquanto há tempo”.

A campanha Janeiro Branco foi fundada em 2014 no Brasil pelo psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão. “Eu convidei psicólogos da minha cidade para irmos às ruas falar sobre saúde mental com as pessoas. De lá para cá, não parei mais de fazer isso e a campanha só cresceu”, diz.

Em Curitiba o encaminhamento de pacientes que precisam de atendimento é feito pelas Unidades de Saúde que realizam a avaliação relativa à demanda do usuário e classificam o risco em saúde mental. A partir desta classificação, é solicitada a avaliação dos profissionais que compõem a Equipe de Apoio Estratégico da Atenção Primária à Saúde que abrange as especialidades de psicologia e psiquiatria.

O encaminhamento para atendimento ambulatorial de psicologia e psiquiatria, ou para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP) e a Atenção Hospitalar, também é feito pelas Unidades de Saúde.

Leia também: União homoafetiva sob ataque

Na última década, as discussões sobre saúde mental e cuidados com saúde emocional se tornaram cada vez mais crescentes. “Falar sobre saúde mental tem estado cada vez mais em alta. Acho que as mídias sociais também são responsáveis por criar essa urgência de falarmos sobre o tema e hoje em dia os mais jovens buscam cada vez mais cedo cuidar da sua saúde mental”, explica a psicóloga Talita de Oliveira.

Para Oliveira, a campanha ajuda a dar visibilidade à importância dos cuidados com a saúde mental, mas o principal deve ser pensar e discutir políticas públicas que garantam o acesso à saúde de toda população. “Infelizmente esse processo de conscientização sobre saúde mental não atinge todas as camadas sociais. Uma pessoa da periferia, negra, fora do mercado de trabalho, o sofrimento destas pessoas não vai ser validado como o de uma pessoa branca de classe média. Ainda hoje o acesso a intervenções à saúde mental é restrito e desigual”, diz Oliveira.

Janeiro Branco

O nome da campanha faz alusão ao início do ano, quando a maioria das pessoas encara o novo ano como uma oportunidade de recomeço. Segundo o site da campanha, “a cor branca foi escolhida por simbolicamente representar ‘folhas ou telas em branco’ sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar”.

Apesar disso, existem controvérsias em relação ao nome da campanha. “Se pensarmos bem, não começamos de uma folha em branco. Muitas vezes somos compostos de uma folha bem escrita e cheia de cores”, diz Oliveira.

Em 2023, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Curitiba atendeu 21.539 pacientes usuários de álcool e outras drogas na clínica AD – álcool e drogas e 205.643 pacientes com algum transtorno mental na clínica TM – transtorno mental. Os CAPS realizaram, em média, 985 acolhimentos por mês para maiores de 18 anos, e os CAPS Infanto Juvenil, em média, 195 acolhimentos por mês.

Além do encaminhamento feito pelas Unidades de Saúde é possível encontrar atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo em Curitiba.

A FAE possui clínica de psicologia, na rua 24 de Maio, 135 e realiza atendimentos de segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 12h.

A PUC-PR através do Núcleo de Prática em Psicologia (NPP) realiza atendimentos na rua Rockefeller, 1450 – Rebouças para agendar seu atendimento entre em contato pelo (41) 99661.6452 ou pelo email [email protected].

Já a UNIBRASIL tem o Projeto Psicologia Para Todos que oferta atendimento psicológico online ou presencial.

A UFPR oferece atendimento pelo Centro de Psicologia Aplicada e o agendamento pode ser feito online ou pelo telefone (41) 3310-2614.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Janeiro Branco alerta sobre cuidados com a saúde mental”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima