Inscrições abertas para o primeiro passeio da Linha Preta 2024

Passeio da Linha Preta acontece no próximo sábado (20) e passa por diversos locais do centro histórico de Curitiba

Para os curitibanos que desejam conhecer a real contribuição histórica e cultural dos afrodescendentes na construção de Curitiba, estão abertas as inscrições para o primeiro passeio Linha Preta de 2024. O passeio acontece no próximo sábado (20), inscrições devem ser feitas online e o ingresso é a partir de R$50.

A aula acontece às 9h e termina por volta do meio-dia. A condução do passeio é feita por Mel Reinehr e o Mestre Kandiero do Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira. A Linha Preta é uma caminhada é leve e acessível, repleta de musicalidade e manifestações culturais, sendo indicada para adultos e crianças a partir dos 9 anos de idade. 

Ao longo do passeio, diversos pontos de memória sobre história e cultura afro-curitibana e afro-paranaense são visitados, no centro histórico de Curitiba. Ao longo de 3 horas de caminhada, os pesquisadores apresentam curiosidades, personalidades negras e fatos históricos relevantes, porém pouco conhecidos em nossa História, desde o século XVI.

Leia também: Estátua de Enedina reduz apagamento do povo negro em Curitiba

Kandiero, presidente do Centro Cultural Humaita e um dos idealizadores da Linha Preta, destaca que devemos pensar no tema durante o ano todo. “Não podemos falar deste tema apenas no dia 20 de novembro. Em dezembro de 2023, foi sancionado o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, uma data de reflexão e principalmente de reconhecimento, justiça e desenvolvimento para todo o povo brasileiro”, diz. 

Kandiero ressalta que movimentos como a Linha Preta ajudam a contar uma história que muitas vezes é esquecida ou apagada. “Esse movimento de reconhecimento da nossa história não acontece só em Curitiba. A proposta dessas caminhadas afrocentradas é apresentar a história e a cultura afro em perspectiva inclusiva, desconstruindo e ressignificando a visão racista que herdamos das narrativas escravagistas e valorizando as reais contribuições que os povos africanos representam no desenvolvimento da nossa sociedade”,diz.

Mel e Kandiero conduzem os passeios da Linha Preta desde 2015. No entanto, este percurso vem sendo pesquisado e ampliado desde 2009, quando o Centro Cultural Humaita foi criado para valorizar e dar visibilidade à presença negra e à história e cultura afro no Paraná. Desde então, já foram realizadas inúmeras atividades para compartilhar histórias e vivências culturais em cortejos de afoxé, festivais, oficinas, rodas de diálogo, cursos e livros escritos a diversas mãos pelos pesquisadores e lançados pela Editora Humaita. 

Serviço

Primeira Linha Preta Curitiba 2024
20 de janeiro, sábado
Das 9h ao meio dia 
Formulário de inscrição (aqui). 
A partir de R$50

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima