Exposição de Brecheret no MON pode ser vista até domingo

A exposição “O Feminino na Obra de Victor Brecheret” poderá ser vista até domingo (21) no Museu Oscar Niemeyer. A mostra é uma parceria do MON com o Instituto Victor Brecheret (IVB), em cartaz na Sala 1. Com obras que […]

A exposição “O Feminino na Obra de Victor Brecheret” poderá ser vista até domingo (21) no Museu Oscar Niemeyer. A mostra é uma parceria do MON com o Instituto Victor Brecheret (IVB), em cartaz na Sala 1.

Com obras que se relacionam ao eterno feminino, a exposição reúne pequenas, médias e grandes esculturas que alternam em materiais e técnicas variadas, como bronze e mármore, além de uma coleção de desenhos, em bico de pena e caneta tinteiro, uma expressão autônoma de criação artística. A curadoria é de Daisy Peccinini. Aberta em 22 de setembro de 2023, a exposição apresenta mais de 100 obras desse importante nome do cenário nacional e internacional das artes visuais.

Também compõe a mostra uma linha do tempo que remete as principais realizações do modernista Victor Brecheret, nome imprescindível no cenário nacional e internacional. Seus trabalhos têm como característica o desenhar com poucas linhas, límpidas e leves. Imagens femininas tomam forma a partir de poucos traços.

Nessa seleção de obras, o público encontra a última realizada pelo artista, em 1955: a escultura em bronze “Retrato de Marisa”, uma oportunidade única de contemplação. Também faz parte do conjunto o retrato “Juranda Brecheret”, esposa do escultor, na época do casamento.

MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço
“O Feminino na Obra de Victor Brecheret”, de Victor Brecheret
MON (Rua Marechal Hermes – 999)

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Exposição de Brecheret no MON pode ser vista até domingo”

  1. Que a boa cultura esteja mais próxima de toda a população , a cada dia.

    A boa cultura faz pensar.

    E o pensar apurado eleva toda a Cultura de um povo.

    O povo : a maior riqueza de uma Nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima