Das ruas para o museu: PROSA abre primeira individual em Curitiba

Reconhecido nacionalmente na cena do graffiti, o artista paranaense inaugura mostra com diversas linguagens artísticas ligadas à arte urbana

Abre na próxima sexta-feira (15), no Espaço de Arte Francis Bacon, junto ao Museu Egípcio de Curitiba, a primeira exposição individual do artista PROSA. Na mostra “Permita-se”, o artista apresenta obras de acervo pessoal que discorrem sobre a sua própria trajetória ligada à arte do graffiti nas ruas, até chegar às paredes dos espaços institucionais e museus.

Há mais de 20 anos como grafiteiro, PROSA conta que sua carreira começou por gostar de andar e estar nas ruas. “Eu trago até hoje no conceito do meu trabalho, vivências de regiões periféricas, travessuras de colégio e tudo o que me moldou nas ruas”, conta.
O menino criado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, se tornou um adolescente e posteriormente um adulto que viu na arte urbana uma maneira de ocupar os centros das grandes cidades. Não por acaso, o artista é quase onipresente nos bairros da capital paranaense e nas localidades próximas, já que é comum encontrar seu trabalho nas paredes das cidades.

Os muros vazios, prédios abandonados e placas de rua, suportes já conhecidos dos artistas urbanos, tomam agora também as paredes dos museus. O convite para estar no Museu Egípcio partiu do curador Wellington Barz. “Eu sempre acreditei que a arte urbana deve e pode ocupar as intituições”, comenta Barz. “Receber o PROSA nas paredes do museu e poder curar suas obras, representa o fim do preconceito com quem veio de uma escola diária de ocupação que o graffiti representa”, completa.

PROSA ainda afirma que o conceito da mostra reflete seu processo criativo e sua luta diária em continuar. “O reconhecimento do trabalho está acontecendo, porque eu me permiti viver e experienciar por anos o que o graffiti me proporciona”, diz. “Mesmo com o preconceito que o grafiteiro enfrenta e com pessoas dizendo que é errado, agora eu também permito que o público tenha acesso aos meus processos de maneira mais íntima”, completa.

(Obra apresenta personagens já conhecidos de PROSA no Museu Egípcio. Foto: divulgação)

Os 40 trabalhos expostos levam ao público pinturas, instalações, objetos escultóricos e intervenções em muralismo. Com destaque para a obra “A Expansão do Graffiti”, representada por um vagão vermelho, ocupando a parte central da sala expositiva. O trabalho carrega como conceito as clássicas intervenções de graffitis em trens, que simbolicamente ultrapassam países, fronteiras e levam mensagens para um público diverso.

Vale lembrar que no dia 15 de março, a vernissage acontece para o público convidado. Já no dia 19, próxima terça-feira, a exposição abre para o público geral.

Serviço
Exposição Permita-se – PROSA
Abertura: para convidados / 15 de março, às 19h
Data para público: 19 de março a 12 de abril
Local: Espaço de Arte Francis Bacon, Museu Egípcio / R. Nicarágua, 2641 – Bacacheri, Curitiba – PR
Horários: 13h30 às 17h
Entrada Gratuita
Assessoria de Imprensa: BAComunica / (41) 991327331

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Das ruas para o museu: PROSA abre primeira individual em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima