Indígena da etnia Guarani é sequestrado e torturado no Paraná

Homem de 51 anos sofreu lesões nas costas, braços e boca, em Guaíra, no oeste do estado

Um indígena Guarani de 51 anos foi sequestrado e torturado no dia 14 de janeiro no município de Guaíra, no oeste do Paraná. Ele sofreu lesões nas costas, braços e boca por uma arma de fogo.

Com medo de represálias, o indígena agredido solicitou que não tivesse sua identidade divulgada e também não registrou o caso na Polícia. Segundo ele, os agressores são dois homens brancos.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin-Sul), em agosto de 2022, outro indígena de um território próximo em Guaíra também foi agredido e não registrou a ocorrência. 

Leia mais: Como o sistema carcerário afeta os indígenas

“A escalada de crimes preocupa comunidades, que se veem vulneráveis diante da não demarcação de terra, não somente casos de assassinatos mas também de suicídio entre os povos indígenas cresce devido a falta de políticas públicas que ajudem na melhor vivência dos povos originários”, afirmou a Arpin-Sul nas redes sociais. 

Ao Plural, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que está ciente da situação e que acompanha o caso por meio da unidade descentralizada do órgão na região.

No dia do crime, a vítima foi acompanhada pela Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Guaíra até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Após a realização do exame de corpo de delito, o indígena foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra.

Embora não tenha recebido formalmente a referida denúncia, a Defensoria Pública da União (DPU) afirmou ter tomado conhecimento do sequestro e tortura sofridos pelo indígena e disse que irá acionar as autoridades de segurança para apurar o caso. 

As Polícias Civil e Militar do Paraná informaram que não foram notificadas sobre o caso. A Polícia Federal foi procurada, mas não houve retorno até a conclusão desta reportagem.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima