Guia de cidades do Paraná: Paranaguá

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística há 145,8 mil moradores em Paranaguá

Paranaguá é o município mais antigo do Paraná. A cidade foi fundada em 1648 ainda durante o período escravocrata. Atualmente, de acordo com o censo do Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE) há 145.829 habitantes em Paranaguá. 

Para 2024 a receita orçamentária é superior a R$ 1 bilhão, segundo projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Mais de 50% do orçamento é destinado para pagamento do funcionalismo público.

Atualmente o prefeito da cidade é Marcelo Roque (Podemos). 

Alagamentos

Há mais de uma década a cidade de Paranaguá sofre com alagamentos. Os principais pontos são a Vila Marinho e a avenida Roque Vernalho.

Segurança

O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) é responsável pela segurança em Paranaguá. A área também recebe reforço de efetivo durante a alta temporada. Em caso de emergências basta ligar para o 190 gratuitamente.

Leia também: Guia de cidades do Paraná – Matinhos

Saúde

A cidade tem 20 unidades básicas de saúde, além de centros odontológicos e da mulher, além da unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que atende 24 horas, sete dias por semana. Os telefones e endereços estão disponíveis aqui. 

Transporte 

Em Paranaguá a Viação Rocio faz o transporte público na cidade. A passagem não tem custo e os horários precisam ser consultados diretamente no site da empresa responsável.

Para quem prefere ir de Uber uma viagem de 11 minutos pela cidade usando o X custa, em média, R$ 13.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima