Greca faz festa e esconde atraso na UPA Fazendinha

Com atraso, prefeitura reabre UPA depois de dois anos e meia fechada com direito a festa e desfile de parlamentares

A população da Regional do Portão vai finalmente voltar a ter uma Unidade de Pronto Atendimento. A UPA do Fazendinha foi reaberta depois de dois anos e meio fechada e com um mês de atraso nesta sexta, dia 16 de junho. No início do ano, em discurso na Câmara Municipal de Curitiba, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, afirmou que a reabertura aconteceria em maio.

A UPA havia sido fechada em 2020, durante a pandemia, para ser transformada em leitos de retaguarda do Hospital Zilda Arns. Durante 2020 e 2021, a prefeitura se valeu da rede de UPAs para abrir mais leitos para as vítimas da Covid-19, mas a UPA do Fazendinha em especial permaneceu mais tempo fechada para atendimento de urgência e emergência, se mantendo como hospital improvisado.

UPA Fazendinha deve ser reaberta até maio, diz secretária

Em 2022, apesar da redução drástica no número de casos graves de Covid, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS) mantiveram a unidade como retaguarda do Zilda Arns. Com isso, as quase 200 mil pessoas da região tiveram que recorrer às UPAs do Pinheirinho, CIC e Campo Comprido para atendimento.

Inaugurada nos anos 2000, a UPA realizava, em média, 11 mil atendimentos por mês e tinha a conveniência de estar ao lado do terminal da Fazendinha. Na reabertura, Greca reuniu uma fila de parlamentares da base de apoio, inclusive a ex-secretária municipal de Saúde responsável pelo fechamento, Márcio Huçulak, agora deputada estadual pelo PSD.

Nas redes sociais, vereadores, a deputada e o prefeito comemoraram a retomada dos atendimentos, sem mencionar o atraso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima