UPA Fazendinha deve ser reaberta até maio, diz secretária

UPA Fazendinha pode ser reaberta até maio para pronto atendimento e realização de atendimento especializado e exames

A UPA da Fazendinha deve ser reaberta para pronto atendimento em maio, disse a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas em audiência nesta segunda na Câmara de Curitiba. Fechada desde o fim de 2020, a UPA hoje é usada como hospital de retaguarda do Hospital do Idoso (Zilda Arns). Enquanto isso o atendimento da população da região foi deslocado para as UPAs CIC e Pinheirinho.

Segundo Battistella, a UPA reabrirá para pronto-atendimento, mas também deve realizar atendimentos especializados e exames. Quando em funcionamento, a UPA da Fazendinha atendia cerca de 11 mil pessoas por mês. Durante os momentos mais graves da pandemia de Covid Curitiba chegou a fechar todas as UPAs para transformá-las em leitos.

Novas unidades

Na audiência, Battistella também afirmou que a Secretaria de Saúde está fazendo um estudo junto com o Ippuc para ver se é preciso criar mais unidades de saúde ou relocar ads que já existem, em função dos movimentos populacionais da cidade. Segundo a secretária, o estudo para possíveis novas unidades será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde em março.

Battistella também negou que a terceirização da UPA CIC tenha causado problemas de atendimento à população. Segundo ela, o contrato com a terceirizada foi encerrado por “problemas administrativos e de contrato”, e não em função do atendimento de saúde, que a secretária classificou como “primoroso”. No entanto, admitiu que a terceirizada encerrou o contrato com dívidas, inclusive sem ter quitado a rescisão de funcionários.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “UPA Fazendinha deve ser reaberta até maio, diz secretária”

  1. O posto de saúde do Campina do Siqueira vai funcionar parcialmente por 6 meses, por conta de reforma. É complicado, pq eles dizem pra gente ir pros postos de saúde de Santa Felicidade ou do Orleans ou do São Braz e ninguém sabe do que a gente tá falando.
    Hoje uma mulher idosa tava lá pedindo pela vacina bivalente de covid e ninguém do posto do Campina do Siqueira sabia do que ela estava falando.
    Dá pro Plural colocar os números dos celulares dos funcionários daquele posto pra eles ficarem sabendo do que está acontecendo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima