Evento levará startups à maior competição do mundo

O Red2Hook SXSW Startup Challenge Brazil abre inscrições nesta quarta-feira

O Red2Hook SXSW Startup Challenge Brazil abre inscrições nesta quarta-feira (25/8) para startups brasileiras concorrerem à participação no SXSW, o maior festival de inovação e criatividade do mundo, que acontece em março de 2022 em Austin, nos Estados Unidos. Promovido pela Redhook School, com apoio do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o concurso irá selecionar startups para a pré-seleção do SXSW Pitch e também para visita ao festival.

O SXSW promove todos os anos a mais tradicional competição global de startups do mundo, o SXSW Pitch, que classifica 45 startups para a etapa final, em que a apresentação é feita para uma bancada global de investidores, mídia especializada e executivos de grandes marcas. De 2009 a 2020, 82% das empresas participantes do SXSW Pitch receberam financiamento e 17% delas foram vendidas por um valor total de 9,4 bilhões de dólares.


As 45 empresas na etapa final irão encarar uma plateia ao vivo, quando irão apresentar seu argumento de venda e responder perguntas dos jurados. É uma competição global, em inglês, em que sairá apenas um vencedor de cada categoria. “É aí que entra o Red2Hook Startup Challenge Brazil. Mais do que participar, vamos preparar e apoiar nossas startups para aumentar as chances de vencerem a etapa internacional”, diz Celinha Camargos, diretora da RedHook School. “Analisamos junto à organização do SXSW Pitch os principais desafios e decidimos melhorar a representatividade das startups brasileiras na concorrência por um espaço nesta vitrine mundial”.

“Além da exposição ao longo do processo de seleção nacional, as startups inscritas no SXSW Pitch serão vistas e avaliadas a cada fase do projeto, aumentando sua visibilidade e o potencial de cruzarem com o investidor ideal muito antes do que imaginam”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

O Red2Hook SXSW Startup Challenge Brazil tem as mesmas categorias da seletiva global do SXSW Pitch: Inteligência Artificial, Robótica e Voz; Empreendimento e Dados Inteligentes; Entretenimento, Games e Conteúdo; Realidade Aumentada e Tecnologias Imersivas; Futuro do Trabalho; Saúde, Usáveis e Bem-Estar; Tecnologia Mundial Inovadora; Smart City, Transporte e Logística; e Social e Cultura.

A inscrição é pelo site red2hooksxsw.redhookschool.com, vai até 22 de setembro e custa R$ 495,00 que, para as nove vencedoras do Challenge Brazil, já inclui o valor cobrado pelo SXSW para inscrição na pré-seleção internacional. Somente poderão participar do SXSW Pitch de 2022 startups que lançaram seu produto ou serviço a partir de 12 de março de 2020 ou que vão lançar antes de 13 de junho de 2022.

A startup será avaliada nos itens Relevância (problema/solução), Inovação, Criatividade e Tecnologia. O júri do RED2HOOK SXSW Startup Challenge terá convidados de expressivo reconhecimento e atividade profissional relativa à cada categoria; representantes de consumidores de produtos/serviços da categoria; e entidades representativas do setor em questão.

A seleção na etapa brasileira ainda não garante classificação para a etapa final, mas apenas na pré-seleção em suas respectivas categorias na competição internacional SXSW Pitch, em que startups do mundo inteiro concorrerão para entrar na fase final, que reunirá as 45 startups em Austin.

As participantes selecionadas receberão treinamento e preparação para participar da pré-seleção da etapa internacional incluindo: projeto (vídeo), preparação de pitch e inglês.

O representante das vencedoras de cada categoria do Red2Hook: SXSW Startup Challenge Brazil  ganha uma credencial para o Festival SXSW 2022 durante o período do SXSW Pitch (12 e 13 de março), mesmo se não forem  aprovadas na pré-seleção internacional. As vencedoras também poderão participar de um painel  (em inglês) para falar sobre seu projeto na Redhook Home, em Austin, durante o SXSW 2022. A Redhook Home, a cinco quadras do Austin Convention Center, será a casa oficial da Redhook School durante o SXSW 2022. A vencedora também poderá participar de um painel virtual do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba.

A delegação oficial do Red2Hook: SXSW Startup Challenge Brazil será divulgada em outubro em um evento online a ser confirmado pela organização. Neste evento serão divulgadas todas as participantes que irão competir nas categorias da pré-seleção internacional. Em função das restrições da pandemia, as atividades do Red2Hook SXSW Startup Challenge Brazil acontecerão online, em toda a fase nacional e seletiva prévia internacional.

RedHook School

A Redhook School é um hotspot de criatividade com sede em Curitiba. A Redhook prepara pessoas para buscar soluções criativas e inovadoras unindo criatividade e tecnologia em prol de um mundo melhor. Tem na bagagem o Young Lions, projeto similar ao Red2Hook, que prepara e filtra os jovens criativos brasileiros mais promissores para competir na categoria internacional do Festival de Criatividade de Cannes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima