Estudantes boicotam a ‘Prova Paraná’ | Jornal Plural
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18 fev 2020 - 23h18

Estudantes boicotam a ‘Prova Paraná’

Avaliação é rasa e não soluciona problemas na educação pública, acreditam alunos, que chegaram a rasgar o teste aplicado nas escolas do Ensino Fundamental e Médio

A expectativa do governo Ratinho Jr (PSD) era de que 1,2 milhão de estudantes participassem, nesta terça-feira (18), da primeira etapa da ‘Prova Paraná’. A avaliação mede o ensino nas cerca de duas mil escolas da Rede Estadual de Educação. Em 2020, o teste tem avalia também alunos do 5º ano de escolas municipais de 398 cidades que aderiram ao programa. O diagnóstico dos alunos, no entanto, resultou em boicote. Muitos rasuraram, pintaram, colaram adesivos e até rasgaram o teste, como forma de protesto.

“Por todo Estado, houve boicote à prova: rabiscaram, anularam gabaritos, não foram pra aula. Alguns chegaram a rasgar os cadernos de prova como protesto ou se recusaram a ficar em sala, indo parar na secretaria”, conta o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Wellington Tiago.  

Insatisfação ficou clara nos cadernos de prova. Foto: Imprensa UPES

Nem os incentivos para participação funcionaram, revela ele. “Há escolas que mentem, dizendo que com essa nota os estudantes vão conseguir passar de ano, entrar na universidade. Oferecem prêmios e pontos; fazem até gincana pra incentivar a participação, mas muitos estão questionando.”

Segundo o dirigente estudantil, as comunidades escolares não tiveram preparação para o teste, aplicado no início das aulas, fase de adaptação. “Apresentar essa prova como uma solução é mentira. Ela é um instrumento pra mentir uma educação que não existe, uma vez que as questões são fáceis, de conhecimento raso. Além disso, nada é construído em cima dessa avaliação. Ela é apenas aplicada. Não há investimento nem reforma no sistema educacional”, pondera.

“No Paraná, desde o governo Richa, há uma desqualificação da Educação Pública, cada vez mais sucateada. É por isso o nosso boicote.”

A solução, de acordo com a UPES, é uma avaliação que considere a realidade de cada comunidade escolar. “Não dá pra criar um padrão de prova com uma desigualdade educacional tão grande quanto a do sistema do Paraná. Precisamos de uma avaliação humanizadora, que passe conhecimento e não apenas cobre informações”, destaca o presidente da entidade.

Secretário de Educação, Renato Feder, também é criticado. Foto: Imprensa UPES

Leia a nota de repúdio à avaliação, publicada pela UPES.

Uma reunião entre líderes estudantis e Secretaria Estadual de Educação (Seed) foi solicitada, “mas não houve nenhum tipo de retorno”.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) esclarece que a Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos de determinados conteúdos considerados essenciais. Ela não tem caráter classificatório ou atribuição de nota.

“A participação de todos os alunos é recomendada por se tratar de um recurso pedagógico a serviço da escola. A Secretaria entende que a não realização da prova prejudica, principalmente, o próprio estudante, que deixa de ter à disposição um diagnóstico sobre como está aprendendo determinados conteúdos e sobre quais são suas dificuldades.”

A primeira edição da Prova Paraná de 2020 foi aplicada em todas as escolas estaduais. Nas municipais, realizaram o teste alunos do 5º ano, de 398 municípios que aderiram ao programa. A correção das avaliações ocorre nos próximos dias e, só então, a Secretaria saberá o número exato de provas feitas.

“Os resultados são divulgados detalhadamente (por turma e aluno) apenas para as escolas, já que a Prova Paraná não gera ranqueamento. No site da Seed é divulgado o resultado geral do Paraná, com informações sobre em quais conteúdos de cada disciplina os alunos apresentaram maior dificuldade e maior aprendizagem. Os resultados das três edições de 2019 estão disponíveis para download no site da Seed.”

A Prova Paraná é composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa (menos para 5º e 6º anos). A próxima edição está prevista para os dias 05 e 06 de maio.

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