Escritor curitibano pede doações para custear remédios de filho com demência precoce

Atualmente, Julio Urrutiaga Almada se dedica integralmente aos cuidados do filho

O escritor curitibano Julio Urrutiaga Almada mora no Equador desde 2017 com o filho Ivan Ricardo, de 28 anos. Ivan sofre de esquizofrenia e atrofia do lobo frontal, doença conhecida como demência frontotemporal (DFT), responsável pelo declínio progressivo do funcionamento mental, perda da capacidade intelectual, competências sociais e alterações de personalidade e comportamento.

O primeiro diagnóstico de Ivan veio aos 16 anos, quando pai e filho ainda moravam em Curitiba. Desde então Ivan realiza tratamentos, mas, segundo Almada, a condição de saúde do filho se agravou durante a pandemia. Hoje, Ivan apresenta um quadro progressivo e irreversível de lesões físicas no cérebro e esclerose no hipocampo, o que provoca convulsões frequentes.

“O Ivan perdeu autonomia e controle social, tem delírios e alucinações constantes, apatia, agressividade, além de episódios periódicos de epilepsia com sérias consequências físicas e cerebrais. Ele se machuca muito a cada evento”, conta o pai.

Como ajudar

Como não há cura para a DFT ou para a esquizofrenia, Ivan precisa ser tratado com medicamentos que reduzem os sintomas das doenças e melhoram sua qualidade de vida. De acordo com Almada, o filho toma cinco remédios três vezes ao dia. O problema é que o custo das medicações é alto e nem todas estão disponíveis no sistema de saúde público equatoriano.

“Ele tem que tomar por toda a vida. Sempre corre o risco de morte ou de se auto lesionar se não estiver medicado. É muito difícil essa situação que eu estou passando porque equivale à perda de uma pessoa querida”, afirma. 

Para ajudar o filho, Almada organizou uma campanha de arrecadação online. A meta sugerida pela campanha equivale aos gastos com medicação e consultas de aproximadamente quatro meses.

Quem quiser também pode contribuir com doações por meio do PIX, utilizando a chave [email protected]. O nome que aparecerá para receber o valor é Marco Antonio de Moraes e Silva Filho, nome verdadeiro do pai de Ivan, que utiliza Julio Almada como pseudônimo literário.

“Eu tenho que cuidá-lo 24 horas por dia e não tenho nenhum outro apoio, nem financeiro, nem para os cuidados. Precisamos muito de toda ajuda possível para que eu possa mantê-lo mais controlado e com dignidade. Nunca o exporia se não fosse uma situação grave e urgente.”

Todos que ajudarem receberão e-books de autoria de Almada como retribuição. São 12 livros de contos e poesias. O escritor mantém um site com as obras e também um canal no Youtube no qual fala sobre a doença do filho e literatura. 

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Escritor curitibano pede doações para custear remédios de filho com demência precoce”

  1. Julio Urrutiaga Almada

    Agradeço muito a ajuda de todos. Quem fizer pix, por gentileza, envie uma mensagem por email para que eu possa mandar os livros digitais

    Muito Obrigado

  2. Silvana do Carmo Seffrin

    Julio é um amigo querido. Acompanho sua luta há anos. Todo apoio a ele, para que consiga continuar escrevendo e cuidando de seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima