Pesquisadores vão mapear pontos onde ocorrem alagamentos em Curitiba

Integrantes dos laboratórios de Cidades e Clima da PUC iniciaram a coleta de dados

Pesquisadores da PUC estão fazendo um mapeamento sobre localidades em que ocorrem alagamentos em Curitiba. O levantamento é feito pelos laboratórios de Cidades e Clima da universidade.

A coleta dos dados começou em abril e deve se estender até o fim de junho. Os pesquisadores disponibilizaram um questionário on-line, que pode ser respondido por qualquer cidadão que more em Curitiba.

Embora a prefeitura disponha de informações sobre os principais pontos em que ocorrem alagamentos na cidade, a ideia do estudo é atualizar esses dados, que podem estar defasados. “Esses estudos são baseados em dados técnicos e o que queremos é justamente ouvir a população, ouvir quem é impactado”, explica o professor do curso de arquitetura Altair Rosa, que é engenheiro.

Pesquisadores estão fazendo um mapeamento sobre alagamentos em Curitiba | Foto: divulgação/PUC

Até agora cerca de 600 pessoas responderam às perguntas, mas há muitos bairros cujos moradores ainda não interagiram. Quem for preencher o formulário não precisa necessariamente morar no bairro em que presenciou um alagamento. “Pode ser o bairro em que a pessoa estuda, trabalha ou exerce alguma atividade. Inclusive ela pode relatar alagamentos em mais de um ponto”, esclarece o pesquisador.

Dados preliminares indicam as regiões do Parolin, Novo Mundo e Fanny entre as mais afetadas por alagamentos.

Prevenção

Nesta semana, entre domingo (29) e segunda-feira (30) a Defesa Civil de Curitiba registrou alagamento no Uberaba em virtude das fortes chuvas.

Para quinta-feira (2), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas pancadas de chuva e trovoadas ao longo da tarde e noite em Curitiba.

Para que a previsão do tempo não seja um presságio de transtorno, o estudo, além de criar um mapeamento mais atual, também vai propor soluções sustentáveis para amenizar as possibilidades de alagamentos na capital.

O estudo deve ser concluído no segundo semestre e o formulário está disponível aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima