Em crise, UFPR fará Festival de Inverno com “ação entre amigos”

O corte de recursos de custeio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está afetando a organização do Festival de Inverno, um tradicional evento de cultura e arte realizado há 29 anos em Antonina, no litoral do Paraná. A instituição chegou […]

O corte de recursos de custeio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está afetando a organização do Festival de Inverno, um tradicional evento de cultura e arte realizado há 29 anos em Antonina, no litoral do Paraná. A instituição chegou a cogitar suspender completamente o evento, mas optou por uma versão reduzida. “Quando refizemos as contas, isso [de cancelar] foi ponderado”, explica a coordenadora de Cultura da UFPR, Claudia Madruga.

Segundo Claudia, o festival, que completa 30 anos em 2020, será mantido graças a uma mobilização da classe artística e a disposição de grupos e artistas dispostos a participar sem cachê. Além da própria universidade estar com poucos recursos, o festival também perdeu um de seus principais patrocinadores: a Itaipu Binacional. E as outras duas empresas patrocinadoras, a Copel e a Caixa Econômica Federal, ainda não informaram o valor do aporte para 2019.

Sem recursos o festival reviu a programação, que em 2018, ocupou sete dias, e este ano será reduzida pela metade. As maiores despesas com o evento são na contratação de som e luz para as apresentações, transporte e cachê, diz Claudia. A equipe de coordenação deve rever os 225 grupos artísticos inscritos para o evento de forma a reduzir os gastos com transporte e optar apenas pelos artistas que toparem participar sem cachê.

A boa notícia é que a comunidade tem colaborado para manter o festival. Hotéis e restaurantes de Antonina deverão facilitar os serviços de hospedagem e alimentação para o evento. Um caminhão usado no Antonina Blues Festival deverá ser cedido ao Festival de Inverno. O desafio agora é conseguir otimizar o transporte. A UFPR costuma ter uma linha de ônibus diária de Curitiba para Antonina durante todo o evento, de forma a permitir que os alunos da instituição possam participar.

Mas o festival não é só importante para a UFPR e seus estudantes. É o principal evento de arte e cultura do litoral do estado, que movimenta a região fora da temporada de verão. Além de ofertar espetáculos e oficinas para a população local. “A arte é parte do processo de humanização. Não há educação sem arte”, lamenta Claudia.

As empresas interessadas em patrocinar o festival podem entrar em contato pelo email [email protected].

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima