Curitiba reduz tempo de isolamento por Covid-19 para 7 dias

A recomendação anterior era de que pessoas com suspeita ou com confirmação de infecção ficassem isoladas por dez dias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reduziu a recomendação de isolamento de dez para sete dias para pessoas com suspeita ou exame positivo para Covid-19. A determinação é de 27 de maio, quando foram atualizados os protocolos de atendimento nas unidades de saúde pública da cidade.

Ao comentar a alteração na reunião do Conselho Municipal de Saúde, a secretária Marcia Huçulak afirmou que “as pessoas que estão com o vírus precisam ficar isolados pelo menos sete dias”.

Huçulak explicou que “quando a pessoa tem a doença e ela tem sintoma, é a fase de transmissão, ela começa a transmitir antes já desse sintoma. Mas quando deixa de ter sintomas, se ela passar três dias sem sintomas, pode voltar pra vida normal, porque não transmite mais. Então, nós chegamos agora com a medida de isolamento de sete dias”.

Apesar da mudança recente, o prazo de isolamento já estava em vigor desde março quando a URBS editou medida regulamentando a suspensão de cartões de transporte de pessoas com PCR positivo. O novo protocolo também prevê isolamento por 20 dias em casos moderados com oxigenação entre 91 e 92% em pacientes entre 18 e 59 anos sem comorbidades.

A mudança do prazo de isolamento não acompanha nem o Ministério da Saúde, nem a Organização Mundial da Saúde nem o CDC (órgão americano de saúde pública), que mantém a recomendação de 10 dias de isolamento.

O Plural pediu a SMS explicações sobre a nova política de isolamento, mas não recebeu nenhum retorno.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Curitiba reduz tempo de isolamento por Covid-19 para 7 dias”

  1. Márcia sendo Márcia…Do mesmo jeito que ela acha mais lógico as pessoas se amontoarem nos mercados aos sábados já que ela decidiu que o vírus circula mais no domingo, agora ela também descobriu, e aparentemente apenas ela, que 7 dias são suficientes para o isolamento. Sem falar no fiasco da campanha de vacinação, uma das piores do Brasil… É inacreditável que essa senhora ainda não tenha sido exonerada.

  2. Elton Casagrande

    A secretária de saúde, fazendo uma conta sem embasamento científico nenhum, simplesmente decide que agora o isolamento é de 7 dias. Essa é a “profissional” que está cuidando dos curitibanos. Parabéns Greca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima