Curitiba fecha todas as UPAs para internar pacientes Covid-19

UPAs fecham as portas para dar contar de tsunami de pacientes Covid-19

Todas as seis UPAs de Curitiba que ainda estavam de portas abertas na capital irão ser fechadas e transformadas em unidade de internamento para Covid-19. A mudança começou nesta sexta, dia 28, pela UPA Pinheirinho e irá até segunda, dia 31, quando todas estarão funcionando apenas para internação de pacientes. O atendimento de urgência e emergência será realizado nas unidades básicas de saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Marcia Huçulak, 130 leitos de internação já estão em funcionamento nessas unidades e outros 60 leitos serão ativados em breve. A UPA Pinheirinho ficará fechada para atendimento direto das 7h às 20h. Fora desse período atenderá apenas casos graves.

Além disso a UPA Fazendinha, que estava funcionando como leito de retaguarda, irá também atender casos de Covid-19. A medida mostra a dificuldade da secretaria em ativar novos lentos para enfrentamento da pandemia da capital.

Para absorver a demanda do Pinheirinho, as unidades básicas Ipiranga e Sagrado Coração passarão atender casos de urgência e emergência, no período das 7h às 20h.

Atendimentos clínicos de gestantes e crianças e as vacinações de rotina e da gripe serão direcionados para as outras unidades da região: Fanny, Lindoia, Concordia, Vila Leão e Vila Clarice e Vila Machado.

As demais unidades básicas que passarão a atender como UPAs ainda serão definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Como fica a mudança da UPA Pinheirinho

Das 7h às 20h: fechada para atendimento direto. Nesse período, os casos graves de urgência e emergência serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde Ipiranga e Sagrado Coração

As demais unidades básicas da região continuam atendendo normalmente casos clínicos. São elas: Unidades Fanny, Lindoia, Concordia, Vila Leão e Vila Clarice e Vila Machado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima