Curitiba começa a vacinar pessoas com 53 e 54 anos

Pessoas com 54 anos serão vacinadas na terça. Na quarta é a vez de imunizar quem tem 53 anos completos

A prefeitura de Curitiba anunciou que nesta semana começa a vacinar pessoas de 54 a 53 anos completos. Na terça-feira (15) serão vacinados os moradores da cidade com 54 anos completos e, na quarta-feira (16), será a vez do grupo de 53 anos completos. O atendimento será realizado de acordo com o dia e a idade, em qualquer um dos 17 pontos de vacinação de Curitiba.

Para receber a primeira dose da imunização é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência. Além de possuir o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já.

Nova remessa de vacinas

Nesta segunda-feira, Curitiba recebeu uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde. São 12.550 primeiras doses para o grupo de 40 a 59 anos, que compõem cerca de 500 mil pessoas na capital. Ou seja, somente 2,4% do grupo será contemplado com a primeira dose da vacina contra a covid-19.

A população de 54 e 53 anos, que será vacinada entre terça e quarta, representa cerca de 28.688 pessoas. A quantidade de doses recebidas (12.550) não é suficiente para abrir a imunização de uma idade completa.

Para dar conta de imunizar essa faixa etária, a SMS precisou remanejar todo o estoque destinado ao grupo de comorbidades e ainda um pouco do grupo de profissionais de saúde. A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak afirma que essa é a única forma de avançar uma faixa etária.

“É a única forma que temos de avançar com mais uma faixa etária, usando um pouco do estoque de outros grupos, o que obviamente, precisa ser resposto depois”, alerta a secretária da Saúde.

Além da nova remessa destinada para a população em geral, a cidade também recebeu primeiras doses do imunizantes para os seguintes grupos:

Comorbidades: 14.500

População de 40 a 59 anos: 12.550

Professores e profissionais da educação básica: 2.615

Assistência social: 1.550

Ensino superior: 6.310

Trabalhadores da limpeza: 3.140

A SMS lembra ainda que do decorrer desta semana estão sendo vacinados os grupos prioritários já agendados para a aplicação da primeira dose, cerca de 36.800 pessoas. Os grupos agendados são os seguintes: pessoas em situação de rua, servidores da Fundação de Ação Social, professores e profissionais da educação básica, aeroportuários, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e professores do ensino superior.

*Com informações da prefeitura de Curitiba

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Curitiba começa a vacinar pessoas com 53 e 54 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima