Covid-19: internações aumentam, em média, 76% em Curitiba

Crescimento pressiona situação dos hospitais. Na RMC, cinco instituições têm 100% dos leitos para coronavírus ocupados

Com o encerramento de mais uma semana, Curitiba se vê na batalha por mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, enquanto a Covid-19 avança rapidamente. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital mostram que desde o início de junho, em média, o número de internações de pessoas com suspeita e com diagnóstico confirmado de coronavírus aumentou 76% por semana.

A Cidade foi de 60 pessoas internadas para 308, em 28 dias. O aumento já pressiona a rede de saúde da região. Cinco hospitais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão com 100% dos leitos exclusivos para coronavírus ocupados: Cruz Vermelha, Erasto Gaetner, Santa Casa, Evangélico e Municipal de São José dos Pinhais.

Enquanto isso, o Hospital do Trabalhador, responsável por 74 leitos de UTI (dos quais 52 do Hospital de Reabilitação), tem 67 destes ocupados; um índice de ocupação de 91%.

Segundo a Sesa, na Regional Leste (que engloba a RMC, o Litoral e os Campos Gerais), a ocupação de leitos foi de 68% para 77%, apesar da região ter aberto 20 leitos extras no período.

Nos dados deste domingo (28), os leitos gerais não foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o que impossibilita o cálculo da taxa de ocupação total dos hospitais. Mas a última estimativa apontava para 70% de ocupação de todo sistema.

Curitiba tem novos sete óbitos e 86 confirmações da doença nas últimas 24 horas. Com isso, a Cidade acumula 4.285 casos de Covid-19 e 140 óbitos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima