Conselho de Direitos Humanos cobra que Curitiba reabra Casa de Passagem

A crise dos indígenas que não têm onde se abrigar em Curitiba levou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (Coped) a confrontar a prefeitura. Em nota oficial emitida nesta sexta (17), o Conselho requer a reabertura […]

A crise dos indígenas que não têm onde se abrigar em Curitiba levou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (Coped) a confrontar a prefeitura. Em nota oficial emitida nesta sexta (17), o Conselho requer a reabertura da Casa de Passagem, que servia para hospedar indígenas na capital e que foi fechada pela gestão de Rafael Greca (DEM).

Além disso, o Coped pede que Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal atuem para garantir que o município tome medidas urgentes para proteger e abrigar a população indígena que passa pela capital. Segundo o Conselho, a prefeitura recebe verbas do governo do Estado para atender crianças e populações em risco e não há justificativa para que os indígenas não sejam atendidos.

O Plural vem acompanhando nas últimas semanas o drama de famílias indígenas que vêm à capital nesta época do ano para vender seu artesanato – uma das formas de renda tradicionais de povos nativos. Sem a Casa de Passagem, famílias inteiras, com mulheres e crianças, estão desabrigadas e dormindo a céu aberto.

]

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Conselho de Direitos Humanos cobra que Curitiba reabra Casa de Passagem”

  1. Alcina de Oliveira Brasileiro

    Há dois domingos temos dado assistência com quentinhas e roupa para essa tribo Kaiangang de Laranjeiras do Sul. É inadmissível esse estado de famílias inteiras dormindo ao relento. Tenho vídeos e fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima