ChatGPT responde vestibular da UTFPR e acerta 60% das questões

Universidade Tecnológica Federal do Paraná retomou o vestibular neste ano e fez o teste com a inteligência artificial

Na última semana, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou o gabarito preliminar do vestibular 2023. Em seguida, a instituição fez um teste e submeteu o robô do ChatGPT à prova. Como resultado, a inteligência artificial acertou 60% das questões.

O gabarito definitivo sai nesta quarta-feira (14), mas seguindo as respostas preliminares, o ChatGPT gabaritou apenas as perguntas de Geografia, com quatro acertos. O robô também foi bem em Inglês e Biologia (cinco acertos de seis questões).

Em Filosofia e Sociologia, o chat acertou três de quatro perguntas. Em Língua Portuguesa a Física, foram cinco acertos em oito questões.

ChatGPT

O ChatGPT foi mal em Química, com apenas dois acertos em oito perguntas. Ele acertou duas de quatro respostas em História. Em Matemática, ele acertou metade da prova certa – quatro de oito questões. Uma dessas questões foi zerada porque o chat tentou marcar duas opções.

Leia também: Santa Casa lança Centro em terapia canabinoide e já há fila de espera para atendimento

A inteligência artificial também se saiu mal em Literatura Brasileira, com apenas uma resposta certa. Ao todo, o ChatGPT ficou com 36 respostas certas e, como não zerou em nenhuma prova, teria conseguido se classificar para a etapa de correção.

Vestibular

O cronograma do vestibular da UTFPR prevê que a nota preliminar da redação seja divulgada no dia 4 de julho.

As provas aconteceram no dia 4 de junho, após 13 anos sem usar essa forma de ingresso. Foram ofertadas mais de 3 mil vagas em 107 cursos de graduação em diversas cidades do Paraná, além de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima