Centenas fazem manifestação pró-Ucrânia em Curitiba

Descendentes de ucranianos pedem que governo brasileiro se posicione contra a agressão russa

Um grupo de aproximadamente 300 pessoas se reuniu neste sábado (19) no Centro de Curitiba para uma manifestação a favor da paz e pedindo respeito à soberania da Ucrânia. O país foi invadido nas últimas semanas pela Rússia e segue sob intenso bombardeio em diversas regiões.

A caminhada saiu da Praça Santos Andrade e seguiu até a Boca Maldita. O ato foi organizado pela Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), da Sociedade Ucraniana do Brasil e do Clube Poltava.

No seu discurso, o presidente da RCUB, Vitório Sorotiuk, exighiu que o governo brasileiro tome posição ao lado da Ucrânia no conflito. “Como filhos desta mãe gentil exigimos que o Brasil aja já para parar a guerra de agressão. O Brasil é muito maior que um balcão de negócios para vender carne e soja e comprar ureia e potássio”, afirmou.

“O Brasil não vai dançar ao som dos Estados Unidos, o Brasil também não pode dançar ao som da balalaika russa”, disse Sorotiuk. “O Brasil deve dançar em conformidade com os acordes do Artigo 4.º da Constituição Federal Brasileira obedecendo os princípios do reconhecimento da autodeterminação dos povos, da não intervenção, da defesa da paz e da solução pacífica dos conflitos. Neutralidade não. Parar a guerra de agressão russa já.” 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Centenas fazem manifestação pró-Ucrânia em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima