Alunos da UFPR projetam e constroem veículo off-road de quatro rodas

Veículo será apresentado na Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria em agosto

Estudantes de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) projetaram e construíram um veículo off-road de quatro rodas voltado para um único ocupante. O veículo será apresentado na Feira de Tecnologias e Soluções para a Indústria (Induspar), que ocorre de 15 a 21 de agosto no Expotrade Pinhais, em Curitiba. 

O veículo tem plena capacidade de manobrar em espaços bem reduzidos e trata-se de um carro barato, seguro, leve e durável. O bom desempenho do veículo está diretamente ligado à durabilidade das peças e à autonomia de itens como suspensão, transmissão e sistema de freios. 

A ideia do projeto nasceu em 1995 e ultrapassou os limites da Engenharia, contando hoje com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, mas também de Física, Design e Administração. Eles se dividem em gerências de projeto, execução e área administrativa.

UFPR

Um segundo veículo, ainda mais autônomo que o primeiro, já está sendo concebido, com perspectiva de apresentação para o fim deste ano. A proposta dos estudantes da UFPR é renovada anualmente pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que desafia os alunos a arquitetar, fabricar e testar a performance de um veículo real em um ambiente competitivo. A ação está sendo apoiada pela Soma Flux, que patrocinará ambos os projetos dos acadêmicos. 

Para ambos os carros — o que será apresentado na Induspar, e o outro a ser lançado no fim do ano —, a equipe UFPR Baja SAE, tem de colocar em xeque seus esforços. Para isso, os graduandos participam de duas competições brasileiras dentro do projeto Baja SAE, que acontecem uma vez por ano, sendo uma etapa nacional, em São José dos Campos (SP), e outra regional, em Criciúma (SC). 

Na disputa, eles competem com cerca de 70 equipes de diversas instituições de ensino do país, e as cinco mais bem colocadas são convidadas a participar de uma competição mundial, sediada nos Estados Unidos. Durante as provas os veículos devem cumprir uma série de requisitos para serem aprovados como o desempenho do motor, sistema de frenagem e segurança.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima