Agepar divulga boletim econômico com a inflação do último ano

A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) divulga boletim econômico e regulatório com principais índices inflacionários. O último boletim foi publicado em junho e apresenta a evolução da inflação dos últimos 12 meses (confira aqui). Desde de julho de 2021, a […]

A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) divulga boletim econômico e regulatório com principais índices inflacionários. O último boletim foi publicado em junho e apresenta a evolução da inflação dos últimos 12 meses (confira aqui).

Desde de julho de 2021, a Agepar divulga mensalmente um boletim econômico, objetivo do relatório é fazer com que a população tenha acesso aos principais índices inflacionários. Esses índices são utilizados na hora de compor o preço dos serviços prestados à população, como saneamento básico e transporte.

Cintia Rubim de Souza Netto, chefe da Coordenadoria de Transportes da Agepar e uma das responsáveis pelo Boletim, fala da transparência que a Agepar tenta proporcionar com a publicação dos boletins. “No boletim a gente tem a evolução dos índices de inflação que compõem os reajustes dos serviços regulados pela Agepar, quando a população acompanha esses índices ela já tem noção do impacto deles em determinado serviço”, diz Cintia.

Agepar

Os boletins apresentam a variação da inflação dos últimos 12 meses, de índices como o IPCA (Índice
 Nacional
 de 
Preços
 ao
 Consumidor 
Amplo), que está relacionado ao
 processo 
de 
reposicionamento
 tarifário
 de 
serviços
 públicos
 regulados 
pela 
Agepar
 como o 
manejo
 de 
resíduos 
sólidos, 
às 
travessias 
marítimas 
e
 aos 
serviços
 de 
saneamento,
 abastecimento
 de 
água 
e 
tratamento 
de
 esgoto.

Outro índice que consta no boletim é o Índice
 Nacional
 de
 Preços
 ao
 Consumidor
 (INPC) que
 está
 relacionado
 ao
 processo
 de
 reajuste
 ou
 revisão tarifária
 de
 serviços
 públicos
 como transporte
 coletivo
 metropolitano
 e
 aos
 serviços
 de
 saneamento,
 abastecimento
 de
 água 
e 
tratamento
 de 
esgoto.


Outros fatores

Cintia Rubim explica que, além desses índices, outros fatores econômicos são utilizados na hora de compor o preço desses serviços. “Para alguns serviços, temos uma cesta de índices que compõem esses valores, índices esses que são divulgados no boletim”, diz. Além do IPCA e do INPC, os boletins apresentam os índices gerais de preço de mercado e disponibilidade interna (IGP-M e IGP-DI) que correspondem respectivamente aos reajustes de saneamento e canalização de gás.

A Agepar faz os cálculos desses índices baseado em dados disponibilizados pelo IBGE e, na hora de reajustar e revisar o preço de algum serviço regulado pela Agepar, é necessário analisar a taxa de evolução dos últimos 12 meses. Todos os boletins publicados nos últimos dois anos podem ser vistos na íntegra no site da Agepar (aqui).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Agepar divulga boletim econômico com a inflação do último ano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima