63 mil morreram de fome no Brasil em dez anos

Número vem crescendo entre brasileiros da terceira idade

A cada dia, 17 pessoas morrem em média no Brasil em decorrência de desnutrição e fome crônica. O Datasus, principal repositório de informações do Ministério da Saúde, registra 63 mortes por fome nos últimos dez anos no país. A brutal realidade dos dados contraria categoricamente a afirmação do presidente Bolsonaro (PSL) nesta sexta de que “falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira”.

A forma de mensurar os óbitos por fome junto aos dados do Datasus é orientado pelo próprio Ministério da Saúde em resposta a pedido de informação solicitando número de pessoas mortas em virtude de fome crônica. Ao solicitante da informação, o órgão afirma que o Datasus “permite pesquisar os índices de mortalidade pela Causa (CID-BR-10) 056 – Desnutrição”.

Terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo e um dos principais produtores de alimento do mundo, o país registrou 5,6 mil mortes por fome em 2017. O número é o menor da década, que vem numa baixa desde 2013, quando foram contabilizadas 6,8 mil mortes. De lá pra cá, o total anual de mortos por desnutrição e fome crônica reduziu 17%. A atualização mais recente dos dados já conferidos pelo ministério e de 2017.

No Paraná, o número de mortes por fome, segundo forma de mapeamento apontado pelo Ministério da Saúde, foi de 2.372 pessoas nos últimos dez anos. Em 2017, foram 186 mortes em decorrência de desnutrição no estado, ou seja, quase duas mortes por 100 mil habitantes. Os estados com maiores registros de óbitos em 2017 são Paraíba, com 5,4 mortes por 100 mil habitantes, seguido do estado da Bahia, com 5,11 mortes por 100 mil habitantes, e de Alagoas, com taxa de 5,06 mortes.

Aumento de morte por fome na terceira idade

Se a mortalidade por fome vem caindo ao longo dos últimos anos, informações do Datasus compiladas pela agência de jornalismo especializada em dados públicos de fontes oficiais, Livre.jor, destaca um aumento significativo de mortes na terceira idade.

Em reportagem publicada em maio do ano passado em parceria com o site The Intercept Brasil, a agência registrou cerca de 5 mil mortes de pessoas com idade acima de 60 anos por fome em todo o país em 2016. Um ano depois, esse número caiu para 4,5 mil mortes.

“Nas últimas três décadas, o Brasil vem conseguindo reduzir a morte de crianças por desnutrição – a queda foi de impressionantes 97% entre 1980 e 2015. Mas pouco se fez para conter a fome dos idosos. O número de brasileiros com mais de 60 anos cresceu 231% nesses anos, e as mortes por falta de nutrição adequada, entre eles, subiram 365%”, aponta a agência no texto.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima