30 rolês para curtir o verão no litoral do Paraná
O Plural separou alguns dos passeios mais bem avaliados pelo tripadvisor nas sete cidades que compõem o litoral paranaense; confira

Mar, sol, areia, gastronomia, natureza e monumentos históricos. A temporada de verão já começou e se você acha que para curtir todas essas atrações é preciso viajar muito longe, está enganado! Aqui no litoral do Paraná você encontra tudo isso e consegue montar um roteiro turístico bem bacana.
Vem com a gente que o Plural te mostra os 30 rolês mais bem avaliados pelo tripadvisor nas sete cidades do litoral paranaense.
Antonina

Distante 84 km de Curitiba, Antonina oferece diversos esportes radicais como rafting, rapel, montanhismo, camping e boiacross. Além da beleza natural paisagística, a cidade também é bastante hospitaleira e histórica.
Alguns dos locais mais visitados na cidade são o Centro Histórico; a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714; o Pico Paraná, com 1962 metros; a Ponta do Pita, formação rochosa que avança pela baía, ideal para banhos, pescarias e piqueniques; e o Vale do Gigante, destino de ecoturismo baseado nos preceitos de sustentabilidade ambiental, sociocultural e financeira.
Guaraqueçaba

Guaraqueçaba fica dentro da maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção e cachoeiras. O local é ideal para aqueles turistas que curtem trilhas, natureza e muito turismo ecológico.
Alguns dos pontos mais visitados são a Reserva Natural de Salto Morato, com uma cachoeira com cerca de 100 metros, várias trilhas, piscinas e aquários naturais; o Parque Nacional de Superagui, com 34 mil hectares de manguezais e restingas que abrigam diversas espécies de animais; e a Reserva Ecológica do Sebuí, que contém dezenas de cachoeiras, trilhas ecológicas e manguezais.
Guaratuba

Localizada na região leste do Paraná, Guaratuba é uma cidade com 36,6 mil habitantes que vive principalmente da agricultura, da pesca e do turismo. São 22 km de praia, 48,57 km de baía onde deságuam 16 rios, além da serra e montanhas que atraem turistas todos os anos.
Em Guaratuba, o Morro do Brejatuba, ou Morro do Cristo, que proporciona a visão do Oceano Atlântico há 38 metros da praia; e o Salto Parati, com piscinas naturais e trilhas pela mata nativa, são dois dos locais mais procurados por visitantes.
Além disso, aqueles que gostam de turismo cultural e histórico não podem deixar de passar pelo Casarão do Porto, uma das últimas construções remanescentes do período colonial na cidade, que hoje funciona como restaurante; e pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na praça central, construída pelos escravizados com arquitetura religiosa colonial.
Matinhos

A 111 km da capital paranaense, Matinhos é formada por 15 balneários e vegetação predominante de Mata Atlântica. São diversas praias que atraem um alto número de turistas, com destaque ao balneário de Caiobá, o maior e mais movimentado da região.
Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão os Calçadões da Praia Brava e da Praia Central; o Parque Estadual Rio da Onça, criado em 1981; o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que possui 25 mil hectares de vegetação preservada, rios, saltos e cachoeiras; e o Parque Aquático Águas Claras, com 242 mil quilômetros quadrados de piscinas, lagos para pesca, toboáguas e churrasqueiras.
Além disso, o Morro do Escalvado e o Morro do Boi possuem trilhas ecológicas que proporcionam vistas panorâmicas das praias da região.
Morretes

Morretes está localizada entre a Serra e o Litoral do Paraná, e é repleta de construções históricas, museus e restaurantes, que têm o barreado como prato típico. A cidade é ideal para quem quer entrar em contato com a natureza, montanhas, bosques e recantos.
Além do Pico do Marumbi, que é composto de oito cumes e famoso por quem curte montanhismo; um dos tours mais esperados e conhecidos pelos visitantes é o passeio de trem pela Serra do Mar. No trajeto, as pessoas passam por diversos túneis, viadutos, pontes, rios e cachoeiras. O passeio tem duração de mais de três horas e é monitorado por guias que narram a história e as principais atrações da cidade.
Paranaguá

Conhecida como o berço da civilização paranaense, Paranaguá é a maior cidade do litoral do Estado, famosa por possuir um dos maiores portos exportadores do Brasil. Além do centro histórico, casarões e a culinária típica de pirão de peixe e tainha, Paranaguá conta com diversas ilhas, com destaque para a Ilha do Mel, dos Valadares, da Cotinga e a Ponta do Ubá.
Na Ilha do Mel, passagem obrigatória para aqueles que curtem praia, atrativos como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas não podem faltar.
Em Paranaguá, visite também o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurado em 1963, com acervo de 80 mil peças de artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná; e o Mercado Municipal do Café, um dos pontos gastronômicos tradicionais da cidade que serve frutos do mar, banana recheada frita entre outros salgados e porções.
Pontal do Paraná

Com 23 km de orla subdividida em 48 balneários, Pontal do Paraná é um dos principais destinos turísticos do Estado. A cidade é famosa principalmente pela pesca artesanal e esportiva, e pelo ecoturismo.
Alguns dos pontos mais conhecidos da cidade são Balneário Santa Terezinha, os Calçadões de Praia de Leste e de Ipanema, e o Rio Guaraguaçu, ideal para a pesca esportiva.
Além disso, alguns eventos são bastante populares entre os turistas que visitam a região. A Feira da Lua, realizada de quarta à sexta-feira, nos balneários de Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente, oferece opções gastronômicas e culturais, e venda de artesanato. O Camacho (Festa do Camarão e do Chope) é um evento gastronômico com muita música, esporte, motociclismo e até bingo. Por fim, o Festival do Caranguejo mistura caranguejada e música brasileira, especialmente samba de raiz, chorinho e MPB.
Reportagem sob orientação de João Frey
8 comentários sobre “30 rolês para curtir o verão no litoral do Paraná”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
na Ilha do Mel nao foi divulgado a Gruta das Encantadas
Faltou o rio do Nunes em Antonina.
Brincar no rio e andar de caiaque, além de provar cachaças tb é bem bacana em Morretes.
A foto da capa não é da Praia Mansa em Caiobá e nem de nenhuma praia do Paraná
Senhores prefeitos e Governador invistam na infraestrutura, especialmente em água, energia, esgoto e coleta de resíduos. Entra e sai ano, sempre as mesmas desculpas.
Não é de nenhuma praia do Paraná
Oi Jeferson, tudo bem? 🙂
A foto foi retirada do próprio site do Governo do Paraná (https://www.viajeparana.com/Matinhos). Quando é feito o download da imagem, o arquivo é salvo com o nome “foto_edilson_tadeu_giordano_19_vista_aerea_praia_mansa_caioba.jpg”, por isso tem essa informação na legenda.
A foto é da Praia Mansa sim, é só observar os prédios próximos do morro, as pedras na curva e o prédio do ou tro lado do morro que é a praia brava.