30 rolês para curtir o verão no litoral do Paraná

O Plural separou alguns dos passeios mais bem avaliados pelo tripadvisor nas sete cidades que compõem o litoral paranaense; confira

Mar, sol, areia, gastronomia, natureza e monumentos históricos. A temporada de verão já começou e se você acha que para curtir todas essas atrações é preciso viajar muito longe, está enganado! Aqui no litoral do Paraná você encontra tudo isso e consegue montar um roteiro turístico bem bacana.

Vem com a gente que o Plural te mostra os 30 rolês mais bem avaliados pelo tripadvisor nas sete cidades do litoral paranaense.

Antonina

Pico Paraná. Foto: Secretaria Municipal de Comunicação de Antonina

Distante 84 km de Curitiba, Antonina oferece diversos esportes radicais como rafting, rapel, montanhismo, camping e boiacross. Além da beleza natural paisagística, a cidade também é bastante hospitaleira e histórica.

Alguns dos locais mais visitados na cidade são o Centro Histórico; a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714; o Pico Paraná, com 1962 metros; a Ponta do Pita, formação rochosa que avança pela baía, ideal para banhos, pescarias e piqueniques; e o Vale do Gigante, destino de ecoturismo baseado nos preceitos de sustentabilidade ambiental, sociocultural e financeira. 

Guaraqueçaba

Ilha Rasa. Foto: Renato Soares

Guaraqueçaba fica dentro da maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção e cachoeiras. O local é ideal para aqueles turistas que curtem trilhas, natureza e muito turismo ecológico.

Alguns dos pontos mais visitados são a Reserva Natural de Salto Morato, com uma cachoeira com cerca de 100 metros, várias trilhas, piscinas e aquários naturais; o Parque Nacional de Superagui, com 34 mil hectares de manguezais e restingas que abrigam diversas espécies de animais; e a Reserva Ecológica do Sebuí, que contém dezenas de cachoeiras, trilhas ecológicas e manguezais.

Guaratuba

Baía de Guaratuba. Foto: Mário José Natalino/Prefeitura de Guaratuba

Localizada na região leste do Paraná, Guaratuba é uma cidade com 36,6 mil habitantes que vive principalmente da agricultura, da pesca e do turismo. São 22 km de praia, 48,57 km de baía onde deságuam 16 rios, além da serra e montanhas que atraem turistas todos os anos. 

Em Guaratuba, o Morro do Brejatuba, ou Morro do Cristo, que proporciona a visão do Oceano Atlântico há 38 metros da praia; e o Salto Parati, com piscinas naturais e trilhas pela mata nativa, são dois dos locais mais procurados por visitantes.

Além disso, aqueles que gostam de turismo cultural e histórico não podem deixar de passar pelo Casarão do Porto, uma das últimas construções remanescentes do período colonial na cidade, que hoje funciona como restaurante; e pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na praça central, construída pelos escravizados com arquitetura religiosa colonial. 

Matinhos

Praia de Caiobá. Foto: Edilson Tadeu Giordano/Prefeitura de Matinhos

A 111 km da capital paranaense, Matinhos é formada por 15 balneários e vegetação predominante de Mata Atlântica. São diversas praias que atraem um alto número de turistas, com destaque ao balneário de Caiobá, o maior e mais movimentado da região.

Entre os pontos turísticos mais conhecidos estão os Calçadões da Praia Brava e da Praia Central; o Parque Estadual Rio da Onça, criado em 1981; o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que possui 25 mil hectares de vegetação preservada, rios, saltos e cachoeiras; e o Parque Aquático Águas Claras, com 242 mil quilômetros quadrados de piscinas, lagos para pesca, toboáguas e churrasqueiras. 

Além disso, o Morro do Escalvado e o Morro do Boi possuem trilhas ecológicas que proporcionam vistas panorâmicas das praias da região.

Morretes

Foto: Acervo SEBRAE – Priscila Forone/Paraná Tursimo

Morretes está localizada entre a Serra e o Litoral do Paraná, e é repleta de construções históricas, museus e restaurantes, que têm o barreado como prato típico. A cidade é ideal para quem quer entrar em contato com a natureza, montanhas, bosques e recantos.

Além do Pico do Marumbi, que é composto de oito cumes e famoso por quem curte montanhismo; um dos tours mais esperados e conhecidos pelos visitantes é o passeio de trem pela Serra do Mar. No trajeto, as pessoas passam por diversos túneis, viadutos, pontes, rios e cachoeiras. O passeio tem duração de mais de três horas e é monitorado por guias que narram a história e as principais atrações da cidade.

Paranaguá

Foto: Acervo SEBRAE – Priscila Forone/Paraná Tursimo

Conhecida como o berço da civilização paranaense, Paranaguá é a maior cidade do litoral do Estado, famosa por possuir um dos maiores portos exportadores do Brasil. Além do centro histórico, casarões e a culinária típica de pirão de peixe e tainha, Paranaguá conta com diversas ilhas, com destaque para a Ilha do Mel, dos Valadares, da Cotinga e a Ponta do Ubá.

Na Ilha do Mel, passagem obrigatória para aqueles que curtem praia, atrativos como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas não podem faltar. 

Em Paranaguá, visite também o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurado em 1963, com acervo de 80 mil peças de artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná; e o Mercado Municipal do Café, um dos pontos gastronômicos tradicionais da cidade que serve frutos do mar, banana recheada frita entre outros salgados e porções.

Pontal do Paraná

Rio Guaraguaçu. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Com 23 km de orla subdividida em 48 balneários, Pontal do Paraná é um dos principais destinos turísticos do Estado. A cidade é famosa principalmente pela pesca artesanal e esportiva, e pelo ecoturismo.

Alguns dos pontos mais conhecidos da cidade são Balneário Santa Terezinha, os Calçadões de Praia de Leste e de Ipanema, e o Rio Guaraguaçu, ideal para a pesca esportiva.

Além disso, alguns eventos são bastante populares entre os turistas que visitam a região. A Feira da Lua, realizada de quarta à sexta-feira, nos balneários de Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente, oferece opções gastronômicas e culturais, e venda de artesanato. O Camacho (Festa do Camarão e do Chope) é um evento gastronômico com muita música, esporte, motociclismo e até bingo. Por fim, o Festival do Caranguejo mistura caranguejada e música brasileira, especialmente samba de raiz, chorinho e MPB.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

8 comentários em “30 rolês para curtir o verão no litoral do Paraná”

  1. A foto é da Praia Mansa sim, é só observar os prédios próximos do morro, as pedras na curva e o prédio do ou tro lado do morro que é a praia brava.

  2. Maria Cecília Zarpelon

    Oi Jeferson, tudo bem? 🙂

    A foto foi retirada do próprio site do Governo do Paraná (https://www.viajeparana.com/Matinhos). Quando é feito o download da imagem, o arquivo é salvo com o nome “foto_edilson_tadeu_giordano_19_vista_aerea_praia_mansa_caioba.jpg”, por isso tem essa informação na legenda.

  3. Senhores prefeitos e Governador invistam na infraestrutura, especialmente em água, energia, esgoto e coleta de resíduos. Entra e sai ano, sempre as mesmas desculpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima