Renato Freitas organiza ‘posse popular’ e reúne apoiadores antes de reassumir o mandato

Câmara deve formalizar o retorno do petista apenas na semana que vem

Nesta quarta-feira (28) Renato Freitas (PT) organizou uma ‘posse popular’ em frente à Câmara de Vereadores de Curitiba antes de reassumir o mandato, que deve acontecer somente na próxima semana.

O petista conquistou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de voltar à Casa de Leis depois do processo ético-disciplinar que levou à cassação por conta do caso da Igreja do Rosário.

A decisão foi dada em caráter liminar pelo ministro Luís Roberto Barroso, sem julgar o mérito da questão, entendeu que a Câmara de Curitiba descumpriu a lei no que se refere ao prazo regimental para tramitação do processo, como já havia apontado a defesa de Freitas.

O documento foi publicado na sexta-feira (23), porém, antes mesmo de ser notificada, a Câmara já declarou que vai recorrer da decisão, conforme declarou o presidente Tico Kuzma (PROS).

Barroso também embasou sua decisão no racismo estrutural, que também norteou o voto de muitos vereadores que optaram por cassar o colega (veja a lista no fim do texto).

Discurso

“O poder está apodrecido. O poder é que nem estrume. Se ficar acumulado gera doenças e parasitas [apontando para o plenário da Câmara]”, disse Renato aos apoiadores durante o evento.

“Eu ali dentro mostrei quem é o povo. E eles se assustaram porque perceberam que a gente está disposto a bater de frente. Que a gente chegou com fé na luta e com pé no chão (…) eles entram com o pé e quando colocam o outro pé já estão pensando em reeleição. Quando sentam na cadeira já estão pensando num cargo maior”, criticou.

Eleições

Renato Freitas, após recuperar o mandato, também garantiu sua candidatura para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que acontece no domingo (02).

Esta é a segunda vez que Freitas tentará ser deputado estadual. A primeira foi em 2018, quando também concorreu pelo PT e obteve cerca de 15 mil votos.

Veja quem votou na cassação ilegal

Autores da denúncia
Eder Borges (PP)
Pier Petruzziello (PP)
Osias Moraes (Republicanos)
Pastor Marciano Alves (Solidariedade)

Votaram a favor
Alexandre Leprevost (Solidariedade)
Amália Tortato (Novo)
Beto Moraes (PSD)
Denian Couto (Pode)
Ezequias Barros (PMB)
Flávia Francischini (União)
Hernani (PSB)
Indiara Barbosa (Novo)
João da 5 Irmãos (União)
Jornalista Márcio Barros (PSD)
Leonidas Dias (Solidariedade)
Marcelo Fachinello (PSC)
Mauro Bobato (Pode)
Mauro Ignácio (União)
Noemia Rocha (MDB)
Nori Seto (PP)
Oscalino do Povo (PP)
Sargento Tânia Guerreiro (União)
Serginho do Posto (União)
Sidnei Toaldo (Patriota)
Tico Kuzma (Pros)
Tito Zeglin (PDT)
Toninho da Farmácia (União)
Zezinho Sabará (União)

Votaram contra a cassação
Carol Dartora (PT)
Dalton Borba (PDT)
Herivelto Oliveira (Cidadania)
Marcos Vieira (PDT)
Maria Letícia (PV)
Professora Josete (PT)
Professor Euler (MDB)

Abstenção
Salles do Fazendinha (DC)

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Renato Freitas organiza ‘posse popular’ e reúne apoiadores antes de reassumir o mandato”

  1. alguém pode dizer quando que Renato Freitas vai ser vereador novamente? Eu vi o vídeo da sessão plenária de ontem (04 outubro 2022) no youtube da Câmara Municipal de Curitiba e o nome dele não estava na “chamada”.
    alguém pode dizer porque ele ainda não retomou o mandato? o ministro barroso disse que era pro Renato ter seus direitos políticos restabelecidos imediatamente, eu esperava ve-lo como vereador novamente no segundo depois da decisão do STF.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Lia, está dentro do prazo que o presidente da Câmara tem para convocar o Renato Freitas pra tomar posse. Enquanto isso, a Ana Julia permanece no cargo. Rosiane

  2. Estou MUITO FELIZ!
    RENATO FREITAS é Curitiba, é o Paraná. Nunca fiquei tão orgulhosa de um político nosso desse jeito.
    Eu assisti as oitivas do conselho de etica no youtube da câmara e ele não fez nada de errado, muito pelo contrário!
    Eu não apoio Lula nem o PT. Nunca fui de política pra dizer a verdade, mas esse rapaz Renato Freitas me inspira muito e eu só comecei a aprender sobre a câmara municipal da minha cidade por conta desse caso. Eles transmitem muita coisa lá que o povo sequer fica sabendo. Devia ser transmitido no ônibus e na tv pra gente assistir. Até na sala de espera do Posto de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima