Ratinho Jr. cria novo batalhão da PM e desloca militares

Medida institui o BPRone e retira a Rone da subordinação ao Bope

O governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD) autorizou no dia 1ª de agosto a criação do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), medida que retira a Rone da subordinação ao Batalhão de Operações Especiais (Bope). Com o desmembramento, o batalhão passa atuar sob o Comando de Missões Especiais da Polícia Militar.

O novo batalhão é especializado em repressão e vai atuar em casos específicos, diferente dos chamados batalhões de área, que atuam na segurança dos bairros e regiões do Paraná.

Embora o governo estadual tenha convocado 3,4 mil novos militares para integrar a PM e o Corpo de Bombeiros, o número seria insuficiente por conta do déficit de pessoal que há anos existe na corporação. Em junho, o deputado estadual Soldado Fruet (PROS) afirmou em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que anualmente mais de 1,2 mil militares se desligam da corporação.

Pelos cálculos do parlamentar, são 4,8 mil trabalhadores que pediram baixa do serviço somente durante o mandato de Ratinho Jr. “Se estão sendo contratados 3,4 mil, o déficit de Ratinho Jr ainda será de 1,4 mil policiais”, criticou.

A estimativa das organizações de classe é de que a PM do Paraná opere apenas com 60% do número ideal de militares, ou seja, estão faltando aproximadamente 11 mil militares na ativa.

Para solucionar o impasse, o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, autorizou a transferência de 29 militares de outras unidades para o novo BPRone, além do efetivo que já existia na unidade especializada.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima