Ratinho Jr. assume novo mandato e anuncia apenas duas mulheres no secretariado

Apesar do número reduzido de secretárias, o governador agradeceu o trabalho de mulheres no discurso

Neste domingo (01), além da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também ocorreram as posses dos governadores. No Paraná Ratinho Jr. (PSD) assumiu novo mandato e deu os nomes de alguns dos novos secretários.

A cerimônia aconteceu pela manhã, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contou com a presença de apoiadores do governador, que não teve nenhuma dificuldade em se reeleger – foram 4.243.292 votos em todo Estado.

Bolsonarista, Ratinho Jr. relembrou dados da sua gestão e disse que o planejamento dos último mandato foi impactado pela inesperada pandemia da Covid-19. “Há quatro anos eu tomava posse pela primeira vez como governador do Paraná e, apesar de ter elaborado um grande planejamento naquela época, não imaginava que chegaria novamente a esse momento tendo enfrentado uma grande pandemia no caminho e alcançado as marcas que colocaram o Paraná em um novo patamar de desenvolvimento econômico e social”, destacou o governador.

Ratinho Jr. também mencionou a Copel – cuja privatização proposta por ele foi aprovada na Alep – Sanepar e do programa Voe Paraná, que enfrenta problemas no interior do Estado com passageiros insatisfeitos por conta de cancelamentos e atrasos.

Saiba mais: Venda da Copel incluirá outorga de usinas por 30 anos

Ratinho Jr. enfrentou problemas no primeiro mandato: protestos de policiais militares, policiais civis, servidores da saúde e professores. Contudo, teve a maior votação absoluta da história do Paraná.

Secretariado

Durante o discurso na Alep, o governador, acompanhado do vice Darci Piana, enfatizou ações voltadas para as mulheres, como o “Café das Mulheres”, que, segundo Ratinho Jr. é uma política de “empoderamento”.

“Na próxima gestão teremos uma nova Secretaria dedicada às mulheres e queremos avançar cada dia mais em ações integradas com a sociedade”, disse. A pasta se chamará “Mulher e Igualdade Racial”, embora as demandas dos públicos sejam bem diferentes e deve ter aproximadamente 80 cargos comissionados.

Ratinho Jr. acompanhado da família na Assembleia Legislativa do Paraná
Ratinho Junior e Darci Piana tomam posse para mais quatro anos de mandato acompanhados das famílias | Foto: Jonathan Campos/AEN

Além desta pasta, o Paraná contará com as secretarias de Justiça e Cidadania; Desenvolvimento Social e Família; Cultura; Educação; Esporte; Turismo; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Indústria, Comércio e Serviços; Trabalho, Qualificação e Renda; Inovação, Modernização e Transformação Digital; Casa Civil; Segurança Pública; Comunicação; Fazenda; Administração e Previdência; Cidades; Desenvolvimento Sustentável; Planejamento; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Logística; Saúde; Controladoria-Geral do Estado; e Procuradoria-Geral do Estado.

Saiba mais: Cidade em que Lula nasceu acompanha a posse em silêncio

Ao longo do discurso Ratinho Jr. disse que era grato a todos aqueles que o apoiaram durante a campanha de reeleição.

“Agradeço de coração a todos que colaboraram para que chegássemos aqui novamente, em especial às mulheres que trabalharam conosco”.

Apesar da fala, ao anunciar parte do secretariado que nortear as ações para o Paraná nos próximos anos, apenas duas mulheres integram a lista: Luciana Casagrande Pereira, na Cultura e Leticia Ferreira da Silva, na Procuradoria-Geral do Estado. Ao longo da semana outros nomes devem ser comunicados.

Veja a lista completa dos demais secretários:

Casa Civil: João Carlos Ortega

Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva

Cultura: Luciana Casagrande Pereira

Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo

Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara

Casa Militar: Sérgio Vieira Benício

Cidades: Eduardo Pimentel

Educação: Roni Miranda

Esporte: Helio Wirbiski

Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros

Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel

Planejamento: Guto Silva

Saúde: Beto Preto

Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima