Greca investe no tom #blogueirinha no Insta e esquece a maior parte da cidade

Sem direito a reeleição, prefeito investe no insta para promover seu sucessor e o papel de influencer curitibano

A segunda encarnação de Rafael Greca (PSD) como prefeito de Curitiba deve acabar no próximo ano, quando acontecem eleições municipais e ele não pode se candidatar a reeleição. Greca, porém, tem estado ativo na construção de sucessores viáveis e de uma carreira pós-prefeitura, mais notavelmente em sua conta no Instagram, onde encarna o personagem fanfarrão e chefe de torcida de Curitiba que o fixou no imaginário da cidade.

O Plural analisou os últimos seis meses de postagens do prefeito no Instagram para ver qual Curitiba Greca tanto celebra. Foram 1171 postagens em 193 dias, numa média de 6,1 postagens por dia. Com produção profissional, mas jeito intimista, o insta do prefeito se dedica a postagens sobre paisagens da cidade (143 postagens), pessoas da convivência de Greca (notadamente a primeira-dama, Margarita, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel e a ex-secretária de Saúde do município e deputada estadual, Márcia Huçulak) e obras da prefeitura.

O toque profissional fica por conta do uso de marca própria e a veiculação de vídeos produzidos especialmente para a plataforma, com legendas e cortes profissionais. O trabalho profissional, muitas vezes de profissionais da comunicação da Prefeitura, investe em Greca como personagem. O uso do insta pessoal como ferramenta de promoção pessoal, porém, mesmo que com uso de estrutura pública, não necessariamente é irregular. “Isso tá muito cinza ainda, porque trata-se de divulgação das ações da administração”, explica o advogado Rodrigo Kanayama, professor de Direito do Estado da Universidade Federal do Paraná.

A maior parte (56%) das postagens não se refere a nenhuma região específica da cidade, mas quando fala de lugares, Greca tende a se concentrar em alguns bairros. Um quinto das postagens contemplam cinco bairros da cidade (8% da população da cidade) em ordem de quantidade de postagens:

  1. Centro (132 postagens)
  2. Centro Cívico (40 postagens)
  3. Jardim Botânico (30 postagens)
  4. Boqueirão (18 postagens)
  5. Pilarzinho (17 postagens)

Destes, o Boqueirão e Pilarzinho são além de menos citados são também os com menor renda média, segundo o IBGE.

A natureza dos posts, porém, muda de bairro para bairro. O Centro (132 postagens), o Centro Cívico (40 postagens) e o Jardim Botânico (30 postagens) são lembrados principalmente pelas paisagens, eventos e negócios. Sobre o Boqueirão (18 postagens) Greca postou principalmente as escolas municipais, obras, a atuação da FAS e trânsito.

Para falar da beleza da cidade, em 147 posts Greca recorreu principalmente a 41 imagens do Centro (a Rua XV de Novembro e o Passeio Público), 18 do Jardim Botânico (o parque homônimo), 12 do Pilarzinho (Bosque Alemão), 10 do Taboão (Parque Tingui) e 10 do Centro Cívico (o Palácio 29 de Março). Esses locais representaram 62% de todos os registros da #Curitibasualinda.

A viagem de Greca a cidade do Lisboa, em Portugal, mereceu mais postagens (11 no total) do que bairros populosos como o Portão, Bairro Novo e Boa Vista. Outro tema alheio a cidade, mas que ganhou destaque no Insta do prefeito foi a coroação do Rei Charles, na Inglaterra. O assunto rendeu cinco posts, principalmente sobre o concerto da Camerata alusivo ao evento.

O prefeito também aproveitou para deixar registrado os #recebidos do Consulado para a ocasião: uma cesta com biscoitos, chá e outros brindes. A título de comparação, Greca postou sobre a coroação o mesmo que postou sobre a Páscoa e mais do que postagens sobre o trânsito, a segurança e a participação popular.

Mas merecem mesmo o título de figurinhas repetidas no álbum de Greca a Rua do Outono – nome dado ao trecho da Rua Dep. Heitor Alencar Furtado no chamado Ecoville, com suas árvores já em tom dourado emoldurando a canaleta do expresso, e o Passeio Público, tema de oito postagens exaltando a beleza do local.

Outro assunto recorrente do prefeito na rede social são os negócios da cidade, que Greca divulga exaltando o produto e o empresário assumindo sua persona #blogueirinha. Das 12 postagens sobre o tema, o prefeito se dedicou a divulgar 7 negócios instalados no Batel e Centro Cívico, todos de pessoas brancas. Um único registro da Cidade Industrial, pólo produtivo da cidade, foi feito a respeito da indústria Horsch.

Apesar da diversidade religiosa da cidade, Greca usa seu insta para falar apenas quase da religião católica, que professa. Denominações cristãs não católicas são citadas em menor número e outras religiões não fazem qualquer aparição.

Temas importantes para a cidade, como o sistema de transporte coletivo, mereceram apenas duas citações no período (apesar da tarifa da cidade ter sido reajustada durante o período analisado): uma sobre uma foto de Greca inaugurando uma estação tubo em Colombo no passado e outra comemorando os testes com ônibus elétrico. Entre as obras, a principal delas, a Linha Verde, mereceu apenas uma menção que deu destaca a primeira-dama, que aparece dentro de um carro segurando a mão do prefeito com a obra ao fundo.

O levantamento das postagens do prefeito foi realizado entre 01/11/2022 e 13/05/2023 só entre os posts do feed principal.

Não é candidato, mas está em campanha

No Instagram Greca pede a seguidores para se filiarem ao PSD

Apesar de seu futuro incerto, no Instagram o prefeito trabalha para emplacar um sucessor na prefeitura de Curitiba e se cacifar para voos mais altos. Com 163 mil seguidores na plataforma, metade deles compartilhados com a conta da Prefeitura de Curitiba (que tem 599 mil seguidores) na rede, Greca aproveita a visibilidade para promover a filiação ao PSD, partido de Ratinho Júnior ao qual Greca aderiu e para o qual levou vários correligionários, como a ex-secretária municipal de saúde e atual deputada estadual, Márcia Huçulak.

Atualmente, o prefeito veicula um post pago no qual convida seus seguidores a se filiarem ao PSD. A peça entrou no ar no dia 23 de junho e deve aparecer para até um milhão de usuários da rede. Desde 2020, Greca investiu R$ 59 mil em anúncios na plataforma, mas a maior parte disso foi gasta na eleição municipal que o reelegeu (R$ 55 mil). Os valores, aponta a Meta, empresa que é dona do Instagram, foram faturados no CPF do prefeito. Fora do período eleitoral Greca gastou R$ 4400 em anúncios.

Além da filiação ao PSD, estão entre os temas promovidos por ele sua própria história e o projeto Pirâmide Solar do Caximba, o que inclui a promoção de um clipe de reportagem sobre o tema veiculado na televisão.

Para a advogada Juliana Bertholdi, especialista em direito eleitoral, apesar do investimento do prefeito em uma marca no instagram dele, esta não poderá ser reutilizada em eventual campanha eleitoral. “Pode configurar pré-campanha”, analisa. Ela também considera o tema complexo, uma vez que como prefeito Greca deve divulgar suas ações publicamente, mas por outro lado aproveita recursos públicos na promoção de um perfil que é pessoal.

Em 2024, porém, o prefeito não será candidato. Portanto sua presença digital não estará limitada pela legislação pertinente, nem mesmo pelas limitações que os perfis e sites da Prefeitura terão no período. “Durante o período eleitoral é permitida só a veiculação do que é de interesse público”, explica Bertholdi em relação às páginas da prefeitura.

Com o apoio de Julia Sobkowiak.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Greca investe no tom #blogueirinha no Insta e esquece a maior parte da cidade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima