Goura apresenta PL que coloca Paraná em estado de emergência climática

Texto também prevê metas para o enfretamento das mudanças climáticas

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de Lei 136/24, do deputado Goura (PDT), que coloca o estado e emergência climática. O texto foi apresentado na última semana e segue para a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa.

“A crise climática não é só um tema de filmes de catástrofe e nem daqueles com distopias que mostram uma cidade, um país ou o mundo como um lugar praticamente inabitável e onde a paisagem parece um deserto muito árido e interminável”, disse Goura.

Leia também: Seis em cada 10 motoristas de aplicativo de Curitiba são ‘Amigos do Guerra’ 

Em fevereiro, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) o clima foi de “anomalias de chuva bastante variáveis no Paraná”, o que provocou tempestades em Curitiba e trouxe uma frente fria no fim do mês.

Para esta segunda-feira (18), por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê variações de temperatura entre 19 de 30 graus. Essa variação, além de questões de saúde, também cria problemas como alagamentos e ondas de calor extremas.

Política Estadual

O PL apresentado por Goura dialoga com a Lei 17.133/12 que trata das metas no Acordo de Paris, entre elas: redução de 48,4% das emissões líquidas em comparação com 2005, até 2025; redução de 53,1% das emissões líquidas em comparação com 2005, até 2030.

Contudo, de acordo com o parlamentar, não houve mudanças desde a publicação da lei em 2012. O Paraná continua mantendo média de 70 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano.

“Ou seja, em 2025 temos que reduzir nossas emissões ao ponto de emitir somente 32,5 MtCO2e, e em 2030 chegar a 29,5 MtCO2e, no máximo” critica o parlamentar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima