Funcionárias do Tribunal de Contas recebem kit de costura no Dia da Mulher

Brinde, pago por associação de servidores, foi considerado por alguns como uma afronta machista

As funcionárias do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Paraná receberam como homenagem ao Dia da Mulher nesta sexta-feira (8) um mini kit de costura. O kit, numa embalagem cor de rosa, contém fios, agulhas, alfinetes e uma pequena tesoura, além de botões avulsos para reposição em roupas.

O brinde causou reações dentro e fora do Tribunal. Na Internet, há gente dizendo não saber se a ideia era homenagear as mulheres que trabalham no TCE ou afrontá-las, uma vez que o “presente” parece reforçar a imagem machista de que mulheres devem se restringir a serviços domésticos e tarefas estereotipadas. Ou seja: ninguém imagina que o mesmo mimo fosse dado aos homens do tribunal.

Leia mais: Amanda Crispim é uma mulher potente

Procurada pelo Plural, a Diretoria de Comunicação do Tribunal informou que o presente não foi do TCE. Quem concebeu a homenagem e distribuiu os presentes foi a Associação de Servidores do TCE – como, de fato, diz a embalagem rosada do kit.

A associação é mantida pelos próprios funcionários e funcionárias por meio de desconto na folha. Portanto, segundo TC, não houve gasto de dinheiro público para a homenagem.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Funcionárias do Tribunal de Contas recebem kit de costura no Dia da Mulher”

  1. Meu pai amado, é de uma pobreza sociocultural tão grande um negócio desses que chega à dar vergonha alheia, sério que a galera parou pra escolher um presente pro dia das mulheres, diversas pessoas… e dentro de todas elas não teve uma que parou e pensou: “não seria meio ofensivo dar um kit de costura em pleno dia das mulheres?”

  2. Comunicação ABRTC

    Gostaríamos de esclarecer que os kits de costura distribuídos, foram uma iniciativa da Associação dos servidores do TCE-PR, e não da instituição em si. A ABRTC, uma entidade independente mantida pelos próprios servidores por meio de desconto na folha, organizou essa homenagem em alusão à data.

    Nosso objetivo ao oferecer os kits de costura era proporcionar um presente útil e simbólico, e entendemos as preocupações levantadas sobre a possibilidade de interpretação do presente, sendo assim, enfatizamos que em momento algum tivemos a intenção de reforçar estereótipos de gênero ou diminuir o valor do trabalho das mulheres. Pelo contrário, nossa intenção era demonstrar apreço e reconhecimento pelo esforço e dedicação.

    Reiteramos mais uma vez, que não houve qualquer gasto de recursos públicos para a realização desta homenagem.

    Agradecemos pela compreensão e estamos abertos ao diálogo para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima