Depois de casar com adolescente prefeito de Araucária exonera parentes da esposa

Mãe e tia da adolescente ganharam cargos em comissão depois do casamento da adolescente com o prefeito

A Prefeitura de Araucária publicou na manhã desta quarta-feira (26) os decretos de exoneração de duas parentes da primeira-dama do município. Marilene Rode havia sido nomeada secretária de Cultura e Turismo depois que sua filha, de 16 anos, casou com o prefeito Hissam Hussein, de 65. A irmã de Marilene, Elizângela Rode, também tinha um cargo comissionado na secretaria. Depois do escândalo do casamento com a adolescente, revelado em primeira mão pelo Plural, as duas foram exoneradas.
Quando foi questionada inicialmente sobre o casamento, a prefeitura de Araucária disse que não comentaria sobre o casamento, por se tratar da vida privada do prefeito, mas disse que Marilene, nomeada às vésperas do casamento, cumpria todos os requisitos para ocupar o posto de secretaria de Cultura. Em nota divulgada nesta quarta, o discurso mudou.

Nota

“A Prefeitura de Araucária publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26) a exoneração da secretária de Cultura e Turismo, Marilene Rode, e a secretária de Planejamento, Elizângela Rode. Com isso, Marilene deve voltar ao seu trabalho em Colombo e Curitiba e Elizângela segue na Secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos. Há que se destacar e agradecer o comprometimento das duas profissionais no período em que estiveram nas funções de gestão”, diz o texto divulgado para imprensa.

Desfiliação

Depois da revelação do casamento, Hissam, que cumpre o segundo mandato de prefeito, também se viu forçado a se desfiliar do Cidadania, partido pelo qual foi eleito em 2016 e reeleito em 2020.
O Ministério Público também informou que abriu procedimentos para investigar se as nomeações das parentes da primeira-dama foram feitas ilegalmente.
O casamento não é ilegal pois, embora a noiva seja menor de idade, a lei permite que adolescentes emancipados legalmente se casem a partir dos 16 anos. No caso de Araucária, a nova esposa de Hissam, que está no quinto casamento, tinha acabado de completar a idade mínima quando se casou no cartório da cidade.

Sobre o/a autor/a

9 comentários em “Depois de casar com adolescente prefeito de Araucária exonera parentes da esposa”

  1. Maria Aparecida do Nascimento Martins

    Quando somos adultos, não importa se é interesse ou o quer que seja mas. estamos falando de uma “adolescente ” quando tínhamos essa idade pensavamos diferente de adultos . Depois que amadurecemos e olhamos para o passado ai sim queremos mudar muita coisa mas não é mais possível.

  2. Durval T Nascimento

    Eu sou bem mais velho que minha esposa.
    Estamos a 20 anos juntos, não sou um homem rico.
    Se estão felizes, vida que segue.
    Ninguém tem o direito criticar.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Durval, o senhor não é homem público, não tem cargo eletivo e, imagino e espero, casou com sua esposa quando ela já era adulta. Sim, há direito a crítica porque é parte do processo civilizatório. Rosiane

  3. Laureth da Silva Goncalves

    Minhas críticas às contratações de parentes no servico publico absurdo dosabdurdos.Quanto ao casamento realmente diz respeito a escolha dos dois.Apesar denotar jogo de interesses e o jogo do machismo.

  4. É de imaginar que este namoro ja vem a tempo , pois nao se conhece e casa no mesmo dia . Com qts sera que ela tinha , como foram apresentados , o consentimento dos pais ja vem de antes dos 16 anos . Como prefeito seu exemplo nada satisfatório , como familia fica aqui um repudio por tal aceitação dos fatos anterior a idade permitida.

  5. Infelizmente o Sul do Brasil tem mostrado uma face antes encoberta: seja na contratação de mão de obra em regime de semi-escravidão de nordestinos, seja em casos como este, que dispensa comentários. Mas é o que se espera de uma região que quis perpetuar o fascismo no Brasil. Que me perdoem as pessoas que lá residem e resistem.

  6. Escândalo, vergonha ! Vergonha porque é uma venda da filha adolescente, por dinheiro e posição social. Repugnante tanto a conduta do prefeito descarado quanto a da mãe mercenária e a da própria jovem, levada por cobiça e ambição. Falta de caráter e de dignidade. Não há dinheiro no mundo que compre caráter e dignidade e a vida cobra por sua própria essência violentada. Humanamente, moralmente e socialmente condenável. Essa lei está errada e deve ser revista com muita seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima