Diretoria da Petrobrás discute reabertura da Fafen, em Araucária, nesta quarta

Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná foi fechada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Neta quarta-feira (17) a diretoria executiva da Petrobrás discute a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), fechada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A reabertura pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos na região, conforme Sindiquímica-PR.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) cobra da Petrobrás afirma que é urgente a reabertura da fábrica “objetivo é reduzir a dependência de importações e retomar a presença da Petrobrás na produção nacional”.

Leia também: Governo e Petrobrás têm que explicar unidade de oxigênio fechada

A Fafen foi fechada em março de 2020 e à época era era responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosférica, conforme a FUP.

Planejamento

A reabertura da unidade em Araucária consta no Plano Nacional de Fertilizantes e o assunto foi discutido no início da semana em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em fevereiro os sindicatos que representam petroleiros se reuniram com a deputada estadual Ana Júlia (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná para pedir prioridade na pauta.

Conforme o Sindiquímica-PR, se for referendada a reabertura, as contratações irão priorizar trabalhadores que foram demitidos em 2020, pois já têm experiência e conhecem a rotina da fábrica.

A previsão é de que o funcionamento seja retomado a partir do segundo semestre deste ano.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima