Candidatos adotam sobrenome “Bolsonaro” nas eleições do Paraná

Candidatos conservadores tentam aproveitar a vantagem nas intenções de voto em Bolsonaro no Paraná para conquistar votos

Dos 1.576 registros de candidaturas para estas eleições no Paraná, cinco têm o “sobrenome” Bolsonaro no nome que constará na urna eletrônica. A estratégia dos candidatos é aproveitar a simpatia dos eleitores do presidente para angariar votos.

Pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta semana, aponta que Jair Bolsonaro (PL) mantém a liderança na corrida presidencial no Paraná. O presidente tem 43% das intenções de voto, contra 34% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os que concorrem ao cargo de deputado federal dois paranaenses mudaram de nome. Ivandro Aparecido Biscaia (PTB), concorre como “Ivandro Bolsonaro”. Em 2016, pelo PSC, ficou como suplente a vereador em Curitiba. À época usava o nome “Ivandro Biscaia”. Nas eleições de 2020, concorreu ao mesmo cargo, pelo PMN, já com o sobrenome do presidente, “Ivandro Biscaia Bolsonaro”, mas não foi eleito.

Quem também mudou de nome foi a candidata a deputada federal Roselaine Barroso Ferreira (PL), cujo nome de urna é “Roselaine Bolsonaro”. Em 2018 a candidata concorreu ao Senado pelo Patriota, mas não foi eleita. Em 2020 tentou ser vice-prefeita de Paranaguá, usando o nome “Roselaine Barroso”.

Assembleia

Para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) há candidatos que apostam na dobradinha com Jair Bolsonaro (PL) para conquistar votos.

Pelo PTB, Edmilson Gonçalves de Oliveira virou “Edmilson Bolsonaro”. Ele concorreu em 2014 para deputado federal pelo PRTB a deputado federal com o nome de “Irmão Edmilson”, o mesmo nome usado em 2016, quando se tornou suplente de vereador em Curitiba pelo PTN.

Depois disso, adotou o nome “Edmilson Forte” e novamente ficou na suplência em 2018, desta vez para o cargo de deputado estadual. Em 2020, concorreu a vereador em Curitiba e não foi eleito.

Outro candidato que colocou o bolsonarismo no nome é Crysthofour Pereira de Almeida, que na urna virou “Fã do Bolsonaro” (Republicanos). Nas eleições de 2020 ele concorreu com a alcunha de “Fão” e conquistou a suplência para a Câmara de Vereadores de Cascavel.

Também concorrendo à Alep, Maria Izabel Mendes (PL), virou “Izabel Bolsonaro” nas urnas. Em 2020 ela disputou a Câmara de Paranaguá pelo Patriota, com o nome “Izabel Mendes”, mas não foi eleita.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Candidatos adotam sobrenome “Bolsonaro” nas eleições do Paraná”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima