Audiência Pública em Curitiba discute formas de combate ao racismo

Evento é organizado pelos mandatos da vereadora Giorgia Prates e da deputada federal Carol Dartora

Curitiba terá audiência pública na próxima segunda-feira (7) para discutir o combate ao racismo. O evento acontece às 19h, na Câmara Municipal e é organizado pela vereadora Giorgia Prates (PT) e pela deputada federal Carol Dartora (PT).

A realização do evento foi aprovada pelos vereadores e o texto submetido justifica o evento afirmando que “em razão do crescente aumento dos casos de racismo noticiados pela imprensa em Curitiba, bem como dos chocantes relatos feitos por pessoas negras que vêm sofrendo com a questão, torna-se urgente a reflexão e o debate sobre as políticas de enfrentamento da discriminação racial em nosso município”.

Apenas em 2022 foram registrados mais de 50 casos de racismo em Curitiba, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Por outro lado, há inúmeras situações que sequer são formalizadas juntos aos órgãos de segurança.

Leia também: Segurança da PUC aborda estudante negro e alega “atitude suspeita”

A própria Câmara de Vereadores de Curitiba foi palco de um caso de racismo envolvendo o servidor Marcelo Melo, de 48 anos, que trabalha como segurança. Na ocasião, Anoema Lopes Santana, 69, afirmou que pessoas negras deviam ser serviçais, após receber um copo d’água das mãos de Melo. Ela foi presa em flagrante, mas responde em liberdade.

A audiência pública desta segunda-feira prevê a participação de representantes da Associação Comercial do Paraná, da própria Sesp, da Alep e da prefeitura. O evento é aberto à comunidade e não é preciso se inscrever.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima