Assembleia Legislativa aprova criação da bancada feminina em primeira votação

Paraná tem apenas 5 deputadas e 49 deputados. Agora elas terão mais espaço no Legislativo

Nesta segunda-feira (1) a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, em primeira votação, a criação da bancada feminina. O projeto de resolução altera o regimento interno da Alep e estabelece a criação da bancada. O segundo turno da discussão acontece ainda nesta semana.

Com a criação da bancada, as deputadas paranaenses esperam ter mais representatividade na composição da Mesa Executiva, que atualmente é formada de acordo com a proporcionalidade partidária. Com a criação da bancada, a líder terá as mesmas prerrogativas dos líderes de partido ou bloco.

A deputada Cristina Silvestri (PSDB), presidente da comissão de defesa dos direitos da mulher, classificou o dia como “histórico”. “Quem nos acompanha sabe com quantas dificuldades chegamos até aqui, por isso hoje é um dia de muita realização (…) há uma injustiça histórica para baixa representatividade feminina nos espaços de liderança desta Casa. Avançamos muito, mas precisamos garantir a participação das deputadas”, defendeu a parlamentar.

“A bancada feminina projeto importante que visa dar mais voz para a mulher dentro deste parlamento. É uma luta, um direito que estamos tentando aprovar, não só para que nós que estamos aqui tenhamos mas voz, mas para as mulheres que ano que vem estarão aqui possam continuar lutando”, disse, antes de votação a deputada Mabel Canto (PSDB).

Todas as deputadas e alguns deputados assinaram a proposta, que foi aprovada com 43 votos favoráveis e um contrário, do deputado Homero Marchese (Republicanos). Veja abaixo o quadro das como votou cada parlamentar:

Foto: reprodução/Youtube

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima