Trabalhadores se unem e criam associação de economia solidária

Associação Utopia é uma das expositoras presentes na Jornada de Agroecologia, que acontece em Curitiba

Artesanato, saboaria, livros e outras dezenas de opções de produtos e serviços compõem a Associação Utopia, de Curitiba. Trabalhadores que se uniram e criaram uma forma de fortalecer a renda por meio da atuação coletiva.

São mais de vinte pessoas que já integravam a Rede Mandala de Economia Solidária – que atua em âmbito estadual – e que em 2018 iniciaram conversas para criar a associação. Em 2021 a ideia foi formalizada e há dois anos é expõe os produtos na Jornada de Agroecologia, evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Curitiba.

“A associação tenta juntar diferentes pessoas que atuam em empreendimentos que estavam um pouco deslocados dentro da rede Mandala, para tentar se fortalecer. Porque a economia solidária tem essa bandeira de trabalhadores unidos, juntos, conseguirem direitos e alcançar mais coisas”, explicou Lucas Polatti, uma das pessoas que integra Utopia.

Diversos produtos criados pelas pessoas que integram a Associação | Fotos: Aline Reis/Plural

Jornada de Agroecologia

Até domingo (26) há produtos da associação expostos na Jornada de Agroecologia, que acontece ao lado do shopping Estação. A tenda da Associação Utopia tem bijuterias feitas a partir de caixas de leite, artesanato em gesso, livros, itens de cuidados pessoais, livros e composteiras a pronta entrega.

Leia também: Três pratos saborosos por menos de R$ 20 na Jornada de Agroecologia

Além da Jornada, também é possível adquirir produtos por meio da internet. Para isso basta acessar o Instagram e fazer o pedido ou o site para fazer o pedido.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima