Sanepar: evite sites falsos e golpes no pagamento de faturas
A orientação é que os clientes procurem os canais oficiais da empresa a fim de evitar cair em golpes de falso pagamento

Nas últimas semanas, criminosos criaram sites usando o nome da Sanepar para realizar cobranças indevidas aos clientes da companhia. Na ocasião a empresa pediu que seus clientes aumentassem os cuidados e a atenção ao acessar a internet em busca dos canais da companhia.
Os sites criados por criminosos simulam o da Companhia e usam o nome da Sanepar junto a variações como “Sanepar 2ª via” ou “Sannepar.com”. Ao acessar o site, os clientes são apresentados a pagamento de contas, com falsos boletos ou o uso de contas bancárias pessoais para realizar as cobranças indevidas.
A companhia já registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para que seja feita investigação. Em nota, a Sanepar informou que os episódios de fraude não se referem a invasão nos canais oficiais da empresa.
Segundo a Sanepar, a empresa não realiza suas cobranças enviando QR Code ou Chave PIX para pagamentos via WhatsApp ou SMS. O QR Code para pagamentos fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.
Leia também: Fique esperto: Claudia Silvano, do Procon, dá dicas para usar o PIX com segurança
Outra dica é sobre o pagamento via PIX. O pagante deve checar se o destinatário está em nome da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, com CNPJ 76.484.013/0001-45. Se outros destinatários forem identificados a empresa pede que seus clientes não realizem o pagamento.
Como evitar fraudes
- Evite clicar em links patrocinados. Esses links podem levar a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetíveis a fraudes ou roubo de dados.
- Desconfie de mensagens oferecendo descontos por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.
- Cheque o nome e o domínio do site. É comum que sites fraudulentos usem nomes similares, alterando poucos detalhes como a duplicação de letras ou uma letra diferente do convencional, como “Samepar” em vez de “Sanepar”; ou terminações pouco usuais, como “.biz”, “.io” ou “.net”.

- Outro método simples de conferir se o site no qual você está navegando é verídico é pesquisar o nome da marca no Google. Digitando o nome é possível checar se o site que você está navegando coincide com o site indicado da marca.
O que fazer se eu tiver sofrido um golpe?
Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.
Leia também: Golpe do Pix: veja como recuperar valores
Outra medida é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira para abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.
Serviço
Canais oficiais da Sanepar
Site Sanepar (aqui).
Teleatendimento: 0800 200 0115
WhatsApp Sanepar: 41 99544 0115
Participe do grupo de WhatsApp do Plural. Clique aqui.