Golpe do Pix: veja como recuperar valores

Mecanismo criado pelo Banco Central agiliza pedidos de devolução de valores transferidos por PIX mediante fraude

Você enviou um pagamento por Pix e depois descobriu que era um golpe? Pois é possível recuperar os valores utilizando um Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central para viabilizar a devolução de valores. Ele pode ser usado sempre que houver uma suspeita baseada em fatos da prática de fraude ou uma “falha operacional no sistema de tecnologia da informação de qualquer dos participantes envolvidos na transação”.

Para reaver o dinheiro, o consumidor deve fazer uma Boletim de Ocorrência do golpe. No Paraná, é possível realizar o registro online, pelo site da Delegacia Eletrônica. O registro pode ser de furto (quando o valor é roubado sem uso de violência) ou estelionato (quando a vítima foi enganada ou houve uso de fraude para obter o dinheiro). Esse registro pode ser feito inclusive no caso de furto de aparelho celular quando o autor do crime utiliza o aparelho para efetuar transferências por PIX.

O registro do Boletim irá exigir as informações do denunciante, do autor do crime, a descrição do que foi roubado e a descrição da ocorrência. É importante destacar que a denúncia falsa de crime é crime de denunciação caluniosa, previsto no Código Penal. Ou seja, se você tiver uma divergência com um vendedor e registrar como crime de furto ou estelionato, pode ser responsabilizado por denunciação caluniosa.

De posse do Boletim de Ocorrência (BO), entre em contato com o suporte do seu banco e diga que quer realizar um MED. O banco irá solicitar o envio do BO. Uma vez notificado o titular da conta para a qual o PIX foi enviado terá sete dias para se defender ou devolver o dinheiro. É possível abrir um MED até 80 dias da data da realização da operação.

A partir do pedido de MED, o valor da transação é imediatamente bloqueado na conta recebedora. Esse bloqueio pode ser total ou parcial do valor, dependendo do saldo da conta. Se o titular da conta denunciada aceitar a denúncia sem contestar, o denunciante tem até 72 horas para pedir a devolução dos valores. E o denunciado terá 24 horas para efetuar a devolução.

A ausência de ação do denunciado no prazo de sete dias do registro fará com que a conta seja bloqueada pela instituição financeira.

Sobre o/a autor/a

24 comentários em “Golpe do Pix: veja como recuperar valores”

  1. Eu sofri um golpe na plataforma de jogo Luck 777 ganhei o dinheiro e falaram que eu só poderia sacar se fizesse uma recarga fiz a recarga de 30,00 reais que é a mais barata e depois me cobraram mais 10,00 e depois mais 100,00 e não pagaram alegando erro no CPF que não era verdade eu digitei corretamente e ainda conferi essa plataforma tem que pagar como eu faço ? ainda falam que pra me pagarem eu preciso pagar mais 100,00 pra ajeitar o CPF

  2. Alerta sofri um golpe de emprego no Facebook da amazon pelo Whatsapp e telegran oferecer emprego online não aceitar é golpe puro, eles estão falando para trabalhar para shein e mercado livre também . Para vcs fazer tarefas e enviar pix , VAI te pagar NA primeira e na segunda vez NA terceiro vc não ver seu dinheiro de voltar fala que é um investimento para ajudar os fornecedores a crescer na plataforma.
    Fui ão banco fiz o boletim de ocorrência , estou correndo atrás se conseguir meu dinheiro de voltar desempregada.
    Com problemas de saúde e filho pequeno é muita ruindade do ser humano e tem muito gente caindo ficar o alerta .
    Dica: dinheiro para conseguir só trabalha não nestas mentira deste povo jogos também tudo mentira só para vc perde dinheiro .
    Agora aprendir a lição Deus abençoe todos nós bjs.

  3. Fiz uma compra pelo Marketplace, de um aparelho celular, ele dizia estar novo, depois que ele foi embora vi que a tela não era original pois a biometria estava off, e a bateria estava estragada. Ele no momento da compra já deu o pix da mãe dele, saiu da conversa do marketplace e depois de muita insistência diretamente no perfil dele me oferece um celular mais barato pelo mesmo valor que paguei, porém em melhor condicao como solucão.. consigo fazer um boletim de golpe contra ele, reaver o dinheiro do pix e do que dei em cartão de crédito?

  4. Mas as instituições financeiras são responsáveis pelo cancelamento dessas transferências e, por isso como consumidor temos direito ao ressarcimento do valor transferido através de golpe, inclusive esse é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça. Entre em contato com um advogado de sua confiança, também já fico à disposição (41)99101-0684.

  5. Welton Vangelista Villa Nova

    Tudo começou com um anúncio do Youtube e pelos comentários positivos do “site”. Realizei uma compra hoje (16/06/23) pela manhã de um jogo de panelas da Tramontina no site da Decoraolar.com que está com “promoções e queima de estoque de São João” e efetuei o pagamento via pix de imediato. Porém, até o momento não recebi mais nada de informações do cupom fiscal ou do código de rastreio. Entrei em contato via WhatsApp e e-mail, mas não consegui nenhum contato. Ao entrar no ReclameAqui percebo várias reclamações iguais e semelhantes as minhas. Ou seja, cair em um GOLPE. Quero recorrer ao meu dinheiro, na qual o pagamento foi realizado via pix.

  6. Selma Valkiria Alves

    Está passando toda hora no Kwai que podemos sacar o dinheiro do banco do Brasil,tem até comercial,dizendo que é verdade,quando a chega toca pra retirar,manda fazer um pix de 97.00 reais,eu fui e fiz,nunca mais vi meu dinheiro!!

  7. Alex Jose dos Santos candido

    Fiz um investimento com a jaquelindalim o Instagram dela e esse pronto ta passando no Instagram mexendo no meu celular eu vim o Instagram dela blz comecei a conversa com ela sobre o investimento pronto ela disse vc manda 200 reias blz o retorno de 2000 reias eu blz mandei o pix de 200 reias ela perguntou conferir ai os seus dados ai eu blz olhei disse ta certo e esse mesmo ela disse blz ela falou perfeito sinal que o investimento ta certo blz ela falou pague uma taxa de 178.10 pronto paguei manda o pix mais Não recebi o retorno ela me bloqueou do Instagram pra nao pagar meu dinheiro tou esperando

  8. Maria de Lourdes câmara Braga

    Uma pessoa se passou pelo meu filho no zapfiz o Pix e descobri tarde q era golpe,contestei,fiz boletim de ocorrência ,se não receber o dinheiro de volta, posso jogar o banco no procon?

  9. Eu fui comprar um conta do jogo free Fire, mas os email não conectaram e a pessoa não me devolveu meu dinheiro, e a pessoa limpou meu celular todo.

  10. Sidney Ribeiro de matos

    Comprei Pistola elétrica de alta preção pelo site Advantage shop brasil paguei no pix 97.89dia14 e até agora nem uma resposta

  11. Adriana de Jesus Alves

    Eu fui comprar um carro pelo fecebook e levei um golpe eu mandei o pix e era tudo mentira era golpe mim levaram 4mil será que eu consigo recuperar

  12. Acabei de fazer um pix todo dinheiro da minha conta meu aluguel compra pra casa tenho uma nenem de 8 meses nao me sobrou um real sou sozinha tô aqui chorando pq N vai volta meu inico dinheiro 750 reais não seu oque vou fazer

  13. Fiz 3 pagamentos via pix através de uma amiga minha que me indicou o investimento e disse que era seguro estão ela faz parte fralde como devo proceder dar queixa

  14. Também fui vítima hoje, entrei em um site todo trabalhado no designer, eles alegam que são o 123 milhas, me venderam as passagens fiz o pix até o CNPJ que eles usam é da empresa, e o pix caiu em outra conta, de imediato contatei meu banco e pedir que busca-se a financeira do bandido pra bloquear o dinheiro e assim ser devolvido, detalhe conseguir os dados do bandido pelo CNPJ que saiu no comprovante do pix, endereço, celular, mandei mensagem no whatsapp e o desgracado me bloqueou.

  15. lucilo negrao ferreira neto

    Fiz um investimeto de R$ 8.000,00 em uma empresa de chamada BEMINEDIG. com a promessa de correção de valores em critomoedas com mineração, fiz o primeiro investimenmto e na hora de fazer a retirada dos valores recebi um email comtendo uma cobrança de taxa no valor de $600,00. fiz o segundo pagamento para realiza o saque que foi bloqueado novamente por que precisava pagar um seguro na conta no valor de $2.530,00. foi ai que percebi que era um golpe. como os pagamentos foram feitos via pix, como devo proceder?

  16. Boa tarde sofri um golpe no não um dois três milha mas só que não era de passagem e sim um golpista que roubou o meu dinheiro fiz um pix nada de resposta no meu e-mail era para chegar um código e não chegou aconteceu com você fale aqui você recuperou seu dinheiro o que é que eu faço para recuperar o meu dinheiro de volta já vou denunciar vou na delegacia fazer um boletim de ocorrência para ver se eu consigo meu dinheiro de volta.

  17. Boa tarde sou filha um golpe do pix comprei uma passagem fiz o pix e o código não chegou no meu e-mail vou fazer um boletim de ocorrência na delegacia online espero receber o meu dinheiro de volta meu Deus chorei tanto fiquei tão triste que maldade

  18. ELIANE ANDRÉ CASTOR

    Será que tem esperança ainda de Eu receber esse dinheiro todo que me roubaram pelo telefone celular.Fiz no Dia seguinte o Boletim de ocorrência e já tem três meses do roubo e ainda não me comunicaram nada sobre esse tipo de fraude. Agradeço por um esclarecimento de Vocês.
    Muito Obrigada.

  19. ELIANE ANDRÉ CASTOR

    Eu cai no golpe do falso funcionário do Banco que é o Banco Itaú e fiz três PIXS que deu um alto valor de19,430 reais,ele se dizendo ser o gerente da minha conta.
    O Banco Itaú não me devolveu nada ou seja nenhum dinheiro.Foi pelo telefone celular e me disseram que o Pix é pessoal e intransferível. Tem como Eu protestar essa perda desse dinheiro ????

  20. No início deste ano, conheci um homem no aplicativo Facebook Messenger que parecia muito legal e tinha meus melhores interesses em mente. Avanço rápido da história, ele sugeriu que devíamos investir juntos online em criptomoeda, que é uma forma de dobrar algum dinheiro em um curto período de tempo. Então, segui o conselho e investi cerca de US$ 67.000 da minha conta bancária. Mal sabia eu que estava jogando meu dinheiro fora em um esquema de negociação fraudulento. Perdi o dinheiro e denunciei ao FBI, mas nada foi feito até que conheci Amendall .net na internet, que me ajudou a rastrear a carteira do golpista, e recebi parte do meu dinheiro de volta. Graças a Deus que o amendall Recovery me ajudou depois de muita paciência e cooperação com a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima