Dr. Jacaré Explica: quem não votou no 1º turno pode – e deve – votar no 2º 

Os dois turnos são independentes; você pode ir votar neste domingo mesmo sem ter votado no primeiro

Tem muito boato rolando por aí, mas o Dr. Jacaré verificou e vai esclarecer: se você não votou no primeiro turno, pode votar no segundo turno sim! E nem precisa ter justificado a ausência na votação anterior.

Mas como é que pode? É simples, segundo a Agência Senado, cada turno é considerado uma eleição independente. Ou seja, a ausência na votação do primeiro turno não impede o eleitor de exercer seu direito e dever de votar no segundo turno da eleição que acontece neste domingo (30).

Voto em trânsito 

Para votar fora do seu domicílio eleitoral, fora da cidade onde seu título de eleitor está registrado, é preciso ter solicitado a transferência temporária do voto anteriormente (o prazo era de 18 de julho a 18 de agosto). Assim, quem não pediu o voto em trânsito no período previsto pela Justiça Eleitoral, não poderá ir às urnas neste domingo. 

Quem fez a solicitação também precisa estar atento porque o pedido para votar em trânsito é independente para cada turno. Por tanto, quem solicitou para o primeiro turno não tem o serviço garantido no segundo. Para outras informações, você pode consultar o site da Justiça Eleitoral.

É importante votar 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 20,95% dos eleitores não votaram no primeiro turno das eleições, somando mais de 32 milhões de abstenções. Na prática, essas pessoas colocam o próprio futuro na mão de outros, pois a abstenção de um quinto do eleitorado pode facilmente mudar o resultado de uma votação.

Votar é expressar a sua vontade e também é um compromisso, com você mesmo e com a comunidade. O voto de cada um precisa ser registrado nas urnas para que a escolha dos brasileiros – para os próximos quatro anos – seja respeitada. Então, fica a dica do Dr. Jacaré: neste domingo (30), vote! 

O Dr. Jacaré já explicou sobre o que pode e o que não pode no dia da eleição. Leia aqui e fique por dentro. 

Por que explicamos: O Dr. Jacaré apura conteúdos sobre as eleições de 2022 no Paraná. A seção Dr. Jacaré Explica divulga informações a partir de temas que estão causando confusão, como é o caso da dúvida sobre poder votar normalmente no segundo turno mesmo sem ter votado no primeiro.

Outras checagens: Recentemente, o Dr. Jacaré explicou a diferença entre voto facultativo e obrigatório, quem tem prioridade na hora da votação e o que é permitido fazer e o que não é no dia do pleito. Para conferir outras verificações realizadas pela equipe do Dr. Jacaré, basta acessar este link.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima